Início do conteúdo

11/06/2006

Novo museu virtual chega ao Brasil

Pamela Lang


Ensinar ciência a crianças e jovens de uma forma divertida e inovadora. Essa é a missão do TryScience, o museu virtual que acaba de ser inaugurado no Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC), uma unidade da Fiocruz. Por meio de um quiosque multimídia com câmeras online, estudantes podem visitar museus de ciência de vários países e participar de competições interativas com jogadores que estejam conectados. Com o TryScience também é possível fazer experimentos científicos em áreas como arqueologia, física, botânica, astronomia e biologia, estimulando o interesse e melhorando a compreensão dos estudantes. É uma forma de aprender na prática, de uma forma leve e divertida, o conteúdo ensinado em sala de aula.


Atualmente, são 120 quiosques instalados em 27 países, interligados por meio de uma rede de computadores presentes em museus de ciência participantes do programa. O conteúdo é desenvolvido pelos museus New York Hall of Science e ASTC (Association of Science-Technology Centers) e toda a rede é gerenciada e atualizada centralmente pela IBM. Algumas das atividades presentes no quiosque também podem ser feitas no site do TryScience (www.tryscience.org). O conteúdo está disponível em nove línguas, inclusive em português.


O Museu da Vida funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e as visitas devem ser agendadas previamente. Nos fins de semana, está aberto de 10h às 16h, não sendo necessário o agendamento. Todas as visitas são gratuitas. O Museu da Vida conta com estacionamento para ônibus e automóveis e fica na Avenida Brasil 4.365, no campus da Fiocruz em Manguinhos.

Voltar ao topo Voltar