Início do conteúdo

27/10/2020

Painel Unificador Covid-19 nas Favelas lança vídeo sobre a importância da coleta de dados

Painel Unificador Covid-19 nas Favelas


O Painel Unificador Covid-19 nas Favelas está lançando um vídeo informativo para ampliar o levantamento de dados sobre a situação da pandemia nas favelas do Rio de Janeiro.

Com duração de cinco minutos, o vídeo mostra os integrantes do Painel mostram como a checagem da epidemia pelos próprios grupos nas favelas vem ajudado a superar o déficit crucial de informação sobre a Covid-19 nas favelas. A proposta da campanha e do vídeo é convidar também mais moradores a participarem da iniciativa, podendo realizar a autoavaliação de seus sintomas através do Painel e assim notificando também casos.

No vídeo, os integrantes do Painel mostram como a checagem da epidemia pelos próprios grupos nas favelas vem ajudado a superar o déficit crucial de informação sobre a Covid-19 nas favelas. A proposta da campanha e do vídeo é convidar também mais moradores a participarem da iniciativa, podendo realizar a autoavaliação de seus sintomas através do Painel e assim notificando também casos.

Segundo a pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Renata Gracie, que colabora com a iniciativa levantando dados de diversas fontes, principalmente, governamentais sobre as favelas do Rio, “existia pouca visibilidade para essas informações. Para a sociedade civil poder cobrar do poder público, precisamos ter a informação, e quanto mais precisa for essa informação, melhor será para as tomadas de decisões conjuntas".  

O último levantamento do Painel (23/10) mostra que, nas 72 favelas e complexos da Região Metropolitana do Rio (185 favelas individuais), já ocorreram 17.883 casos, com 2.223 óbitos de moradores de favelas. 

Saiba mais no site do Icict/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar