Início do conteúdo

19/10/2022

Pesquisadora da Fiocruz lança livro em quadrinhos sobre câncer de mama

Fiocruz Brasília


Dentro das mobilizações do Outubro Rosa e como parte das comemorações de seus 46 anos, a Fiocruz Brasília recebe, na terça-feira (25/10), às 14h30, o lançamento do livro em quadrinhos 180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama. A obra é assinada pela psicóloga Dulce Ferraz, pesquisadora da Fiocruz Brasília, com ilustrações de Camilla Siren e colaboração de Fabiene Gama e Soraya Fleischer. Dulce Ferraz também é autora do livro infantil Mamãe, quando você vai sarar?.

180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama, que contou ainda com colaboração de profissionais do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), também será lançado no Rio de Janeiro (RJ), na quinta-feira (27/10), às 12h, na própria unidade da Fundação. Ainda no Rio de Janeiro, o Castelo Mourisco, sede da Fiocruz, recebe iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. 

A personagem principal da história do livro é uma mulher de 36 anos, duas filhas, cheia de planos profissionais e transbordando vida. A obra conta as diferentes etapas da trajetória da protagonista com o câncer de mama. No primeiro capítulo, ela descobre o caroço no peito esquerdo e tem os primeiros encontros com médicos, hospitais e exames. O segundo capítulo é dedicado à busca pelos tratamentos, com seus questionamentos, dúvidas e críticas. As vivências com os tratamentos são o tema do terceiro capítulo, que também convida a refletir sobre o imaginário em torno do câncer de mama e sobre como é possível fazer mais e melhor pelas mulheres que enfrentam essa doença.

A publicação é baseada na jornada da própria autora, que registrou o dia a dia do tratamento em um caderno de perguntas e memórias. “Fui entendendo que escrever poderia me ajudar, tanto com coisas bem práticas, como anotar as perguntas a fazer nas consultas ou os nomes de procedimentos e medicamentos que me sugeriam, quanto com a compreensão e a elaboração dos sentimentos sobre tudo que acontecia”, conta Dulce Ferraz, analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília e pesquisadora das intersecções entre psicologia social e saúde pública.

Realizado com financiamento de edital da Fiocruz Brasília e do CNPq, o livro mostra a importância de uma rede coletiva de cuidados e também do respeito ao direito à informação em linguagem acessível. A escolha do formato em quadrinhos foi justamente uma tentativa de aprimorar a comunicação e o acolhimento de mulheres e famílias que estejam vivenciando situação similar, além de sensibilizar profissionais de saúde para a perspectiva das mulheres sobre a doença.

A obra ficará disponível em formato e-book (gratuito) e impresso no site da NAU Editora. Conheça a página do projeto no Instagram: @180_camama

Em 2020, a Fiocruz Brasília instituiu o Comitê Fernanda Miranda para a Conscientização, o Acolhimento e a Prevenção do Câncer de Mama (ComNanda), que pauta o tema ao longo do ano na instituição.

Voltar ao topo Voltar