O desenvolvimento de vacinas e a busca de cura para doenças por meio de pesquisas com células-tronco são prioridades para cientistas brasileiros e alemães na atualidade. Assim como o desenvolvimento de novos materiais com o uso da nanotecnologia. Esses temas fazem parte do programa do Fórum Brasil-Alemanha: Inovação Através de Pesquisa, que será realizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) na segunda e terça-feiras (21 e 22 de novembro), na Fiocruz e na UFRJ, respectivamente. O evento na Fiocruz será aberto pelo cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Stephan Krier, e pelo presidente da Fundação, Paulo Buss. A abertura na UFRJ contará com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza. Na UFRJ haverá uma entrevista coletiva para a imprensa com professores e cientistas.
Por meio de palestras e mesas-redondas, cientistas alemães e brasileiros vão falar de como andam as pesquisas em seus respectivos países, apresentando inclusive resultados. Haverá ainda palestras informativas sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha. O evento proporcionará possibilidade de contatos e pesquisa na internet.
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) incentiva jovens brasileiros com bolsas de estudo na Alemanha desde a sua refundação, no início da década de 50. Há 33 anos o Daad enraizou-se no Brasil com a inauguração de um escritório no Rio de Janeiro. Hoje, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação (Capes) é o maior parceiro do Daad em programas de intercâmbio e de estímulo à cooperação acadêmica na América Latina. A cada ano, o Daad concede bolsas a cerca de 900 brasileiros para estudar ou pesquisar na Alemanha e a quase igual número de alemães para fazer o mesmo no Brasil. Mais informações podem ser obtidas com Marcio Weichert, pelo e-mail marcio.weichert@andreascmc.com.br ou pelo telefone (21) 9235-5757.
Fórum Brasil-Alemanha: Inovação Através de Pesquisa - Ciências da Vida
Fiocruz (Pavilhão Artur Neiva, campus da Fiocruz), 21 de novembro
9h30: Abertura: Paulo Buss, presidente da Fiocruz, e Stephan Krier, cônsul-geral da Alemanha; moderação: Gabriele Althoff, diretora do Daad no Brasil
10h: Palestras Tendências atuais de pesquisa em ciências da vida no Brasil e na Alemanha, com José Roberto Ferreira (Fiocruz) e Jürgen Borlak (Instituto Fraunhofer/Item)
11h: Abertura do estande de informação e do contact lounge.
11h: Mesa-redonda Resultados de pesquisas em áreas escolhidas das ciências da vida I - moderação: Nicole Hilbrandt (Daad-Bonn); expositores: Marco Aurélio Krieger (Fiocruz), Jens Freitag (Centro de Competências Gabi) e Ricardo Galler (Fiocruz)
12h: Almoço
14h: Mesa-redonda Resultados de pesquisas em áreas escolhidas das ciências da vida II - moderação: Nicole Hilbrandt (Daad-Bonn); expositores: Marcelo Pelajo (Fiocruz), Stephan Thalhammer (Centro de Nanociências da Universidade de Munique) e Wim Degrave (Fiocruz)
15: Pausa para café
15h30: Palestra Possibilidades de fomento à pesquisa na Alemanha - com Irina Ehrhardt (chefe de departamento do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha) e Nicole Hilbrandt (Daad-Bonn)