A 1ª Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) trará uma novidade para a população brasileira. Técnicos de saúde e pessoas interessadas poderão enviar sugestões (por meio do Fale Conosco) para o site da pesquisa (www.pns.icict.fiocruz.br) e contribuir na formulação do questionário que avaliará a saúde e alguns hábitos dos brasileiros. Considerado como o Censo da Saúde, o inquérito é coordenado pelos pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Célia Landmann e Francisco Viacava, em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
|
Qualquer cidadão poderá contribuir para a formulação do pré-questionário da PNS |
O primeiro passo no planejamento da PNS foi a elaboração de um pré-questionário (já disponível no site) baseado em consultas feitas com pesquisadores da área de inquéritos e também representantes das áreas temáticas do Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora científica do inquérito, Célia Landmann, o pré-questionário é uma proposição baseada nas consultas e em experiências nacionais e internacionais. “A partir desta consulta nós criamos o site, no qual qualquer cidadão poderá contribuir na formulação desse pré-questionário. Além disso, faremos um teste, no entorno do Distrito Federal, que nos ajudará a analisar a linguagem a ser adotada e saber se as pessoas estão entendendo o questionário”.
O segundo passo no planejamento será a organização e análise das contribuições mais frequentes e, logicamente, das mais procedentes para tentar incorporar ao questionário final da pesquisa. “Depois desta consulta pública, que será realizada até o fim de 2010, nos debruçaremos sobre a compilação e avaliação do conteúdo. É muito importante que o cidadão mande suas contribuições e nos ajude na formulação desse questionário”, explica.
O responsável pela execução da pesquisa é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, por meio de entrevista domiciliar, abordará vários aspectos de situação de saúde, como: características socioeconômicas, estilo de vida (hábito de fumar, beber etc), doenças e funcionamento da assistência de saúde em todos os setores, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS), como também nos serviços suplementares de saúde. “O inquérito nos dará a possibilidade de fazer vários questionamentos e em seguida, analisar esses vários aspectos de maneira conjunta”, explica Landmann. A 1ª Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) está prevista para 2012 e 2013.
Publicado em 10/9/2010.