Nesta segunda-feira (18/12) ocorrerá a formatura de 132 alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja): trabalhadores terceirizados da Fiocruz moradores do Complexo de Manguinhos e concluintes do Ensino Fundamental e Médio dos Pólos I e II do programa. O evento será realizado às 18h, no pátio circular da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).
No dia 13 de dezembro houve a formatura de 40 alunos servidores da Fiocruz, sendo 26 concluintes do Ensino Fundamental e 14 do Ensino Médio do Peja. A cerimônia reuniu formandos, familiares e convidados no auditório da Escola e culminou em uma confraternização no terraço da instituição. O diretor da EPSJV, André Malhão, destacou a importância do programa para a Escola: "Nós estamos preocupados em usar o máximo possível de nossas instalações para projetos educacionais, pois queremos estar mais perto da realidade social para mudá-la".
Desenvolvido por meio das parcerias entre a EPSJV, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) da Fiocruz e a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Peja foi criado com a orientação pedagógica, metodológica e administrativa da EPSJV, no início dos anos 90, com o objetivo de formar jovens e adultos em níveis de ensino fundamental e médio.
O projeto prevê a inclusão educacional e social de jovens e adultos, visando a conquista da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Este projeto foi estendido em 2003 para as comunidades do Complexo de Manguinhos por meio da ciação de dois pólos. O pólo I funciona na Rede CCAP, no complexo de Manguinhos. Já o II ocupa as instalações da Escola, em horário noturno, e atende prioritariamente os trabalhadores terceirizados da Fundação e moradores do entorno.
Essa iniciativa se fundamenta na concepção ampla do processo saúde-doença, que considera a saúde como resultante de condições sociais e acesso a educação, saneamento básico, trabalho, lazer e serviços de saúde, e está em sintonia com as diretrizes políticas da Fiocruz. Além disso, propõe uma contribuição para a redução da desigualdade social.