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05/04/2006

Projeto da Escola Politécnica é classificado no Concurso Mercosul

Fernanda Buarque de Hollanda


Denominado Trabalho, Ciência e Cultura, o projeto de iniciação científica desenvolvido com alunos do curso técnico de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), uma unidade da Fiocruz, ficou em quarto lugar no 1º Concurso Mercosul: Experiências Inovadoras em Educação Tecnológica, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.


O componente curricular, herdeiro do projeto 4ª Série e do projeto Ciência e Cidadania, procura possibilitar aos estudantes adolescentes a vivência da investigação científica como atitude cotidiana a ser construída entre alunos e educadores durante os três anos do curso. A culminância do PTCC se dá no desenvolvimento de projetos de pesquisa desenvolvidos na forma de monografias apresentadas para uma banca constituída por profissionais de referência da área.


O objetivo do projeto foi ao encontro da proposta do concurso, que visa melhorar os processos educativos, de gestão, de interação entre a escola e o setor produtivo e de empreendimentos em instituições brasileiras e do Mercosul. Ao todo foram selecionados dez projetos de escolas técnicas de todo o Brasil. O Cefet do Espírito ficou em primeiro lugar, pela apresentação do projeto Obra Modelo, a construção de um laboratório de construção civil em um galpão abandonado.


Os projetos vencedores servirão de inspiração ou referência para outros projetos na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, no Chile e na Bolívia. Estes países também estão fazendo um levantamento semelhante ao brasileiro e deverão integrar um banco de práticas bem-sucedidas de educação profissional.


Para o coordenador do PTCC, o professor Marcio Rolo, o Concurso Mercosul consiste numa oportunidade de divulgar o projeto em outros contextos escolares: "O nascimento da Politécnica deveu-se a um contexto feliz de intercâmbio entre sanitaristas de diversos países latino-americanos no início da década de 80, conforme pudemos ver na aula inaugural deste ano, proferida pelo professor e sanitarista equatoriano Miguel Márquez. O PTCC, resultado do esforço da quase totalidade de educadores desta Escola, é uma experiência inovadora que procura pautar a inteligência crítica e a autonomia como os referenciais maiores da educação. Vimos no Concurso Mercosul a possibilidade de aprofundar este intercâmbio iniciado lá atrás, divulgando este trabalho criado na Escola. Gostaríamos de vê-lo acolhido pelos demais países do Mercosul e re-traduzido em seus contextos específicos".

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