22/01/2021
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) estão conduzindo a pesquisa O uso e experiências de vida com os antipsicóticos. O objetivo é entender como funciona o uso dos medicamentos antipsicóticos, compreender os efeitos da sua retirada e melhorar a forma como os profissionais do serviço de saúde mental oferecem apoio ao paciente. Acesse o questionário aqui.
O estudo é patrocinado pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e está sendo realizado em treze países. No Brasil, é coordenado pelo pesquisador Fernando Freitas, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Ensp/Fiocruz, e Francisco Inácio Bastos, pesquisador do Icict/Fiocruz.
“Trata-se de um questionário on-line, que deve ser respondido por usuários de antipsicóticos. Queremos entender melhor a experiência de vida cotidiana com o uso desses medicamentos e contribuir para que o tratamento em saúde mental seja mais adequado à necessidade dos pacientes. Os resultados permitirão explorar temas e experiências compartilhadas, desenvolver artigos e apresentações e educar a comunidade de saúde mental, médica e científica, bem como o público”, detalhou o pesquisador da Ensp/Fiocruz.
O questionário é on-line e leva aproximadamente 10 minutos para ser respondido e estará disponível até o final de fevereiro de 2021. A identidade do participante será mantida em sigilo.