Um bate-papo sobre temas de ciência e tecnologia com tempero de música e literatura são os ingredientes principais de Electron, quadro que estreou nesta quinta-feira (8/5) na Rádio MEC, do Rio de Janeiro. Trata-se de mais uma parceria entre a emissora e o Museu da Vida, o museu de ciências interativo da Fiocruz. Produzidos sob a coordenação da jornalista Luisa Massarani, que há cerca de 20 anos veicula temas de ciência e tecnologia, os quadros são temáticos. A cada semana, um cientista é especialmente convidado para discutir um tema.
|
Roquette-Pinto em sua casa no Rio de Janeiro e o rádio que mantinha à cabeceira da cama (Foto: ABL) |
"Buscamos trazer para o rádio temas quentes de ciência e tecnologia, discutidos por especialistas da área, associados a elementos culturais, como música, poesia, contos e cordel", afirma Luisa, que trabalha no Museu da Vida da Fiocruz. Entre os temas em pauta estão dinossauros e outros bichos pré-históricos, sons do cotidiano (acústica), biocombustíveis, nanotecnologia, células-tronco e temas de história da ciência brasileira.
O nome do quadro, Electron, é uma homenagem a Edgard Roquete-Pinto, antropólogo que teve ativa participação na criação da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade. Electron era a revista que trazia a programação da Rádio Sociedade, cujo acervo acaba de ser organizado e higienizado também em uma parceria entre a Rádio MEC e o Museu da Vida.
Electron passará a ser exibido aproximadamente às 12h30 e será veiculado às quintas-feiras. Marca, ainda, a estréia do Estação Cultura, com a apresentação de Alessandra Eckstein. O programa pode ser ouvido pela MEC AM 800 KHz ou pela internet, aqui.