Categoria: Projeto de Ciências / Ensino Fundamental
Por iniciativa de cinco alunos e uma professora da Escola Governador Janary Gentil Nunes, em Santana (AP), foi lançado o projeto Reciclar é Transformar, que visa criar no colégio um local para estocar aparas de papel e reciclar o material. Mas o trabalho não fica restrito à escola. Ele visa também conscientizar a comunidade por meio do recolhimento de latinhas e garrafas pets.
Por intermédio da empresa de refrigerantes Reama, o colégio entrou no programa Reciclou Ganhou, da Coca-Cola, no qual as latinhas e garrafas pets recolhidas pelos alunos e pela comunidade vão se converter em renda para a escola. O dinheiro arrecadado com a venda dos materiais será usado na compra de equipamentos para o colégio, que pertence à Fundação Bradesco.
A iniciativa dos alunos partiu da constatação de que o despejo irregular de lixo era um problema no município de Santana, que, com 18 anos de existência, ainda não dispõe de áreas adequadas para o destino dos resíduos. O despejo de lixo a céu aberto favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças. Os estudantes que lideraram o projeto foram Dayana da Costa Batista, Iran Batista Gomes, Bruno Gama Santos, Ruan Andrei Silva de Lima e Cristiane Machado da Silva, acompanhados pela professora Terezinha do Carmo Souza Lima.