O 22º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que será realizado de 19 a 22 de junho, no Recife, foi aberto nesta segunda-feira. O evento conta com uma expressiva participação da Fiocruz. As quase três mil pessoas esperadas diariamente no evento podem visitar o estande da Fundação, vinculado ao do Ministério da Saúde (MS), para obter informações da mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Trata-se de uma oportunidade para gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e professores universitários do setor conhecerem melhor a Fiocruz.
A instituição reservou espaço para divulgar, no congresso, as atividades de suas unidades técnico-científicas no Rio de Janeiro (sede da Fundação) e em outros estados. Entre elas a Fiocruz do Recife, o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), que na capital pernambucana mantém papel estratégico para o desenvolvimento sociossanitário do Nordeste. A unidade abriga serviços de referência para doenças como esquistossomose, filariose, leishmaniose, doença de Chagas (diagnóstico de alta complexidade), controle de culicídeos vetores (mosquitos transmissores de doenças como filariose e dengue), além de peste e hantavírus. Desenvolve também atividades de pesquisa e ensino, com doutorado, mestrado e especialização em saúde pública, além de residência em saúde coletiva, especializações não regulares e cursos de capacitação e atualização, conforme demanda das secretarias estaduais e municipais de Saúde.
Estará presente também, em estande, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), que com 50 anos de existência atua na capacitação e formação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública, mantendo cooperações técnicas em todos os estados e municípios brasileiros, além de várias instituições nacionais e internacionais. No âmbito do ensino de nível médio, a Fundação traz o estande da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, referência na formação de recursos humanos, oferecendo cursos nas áreas de vigilância, atenção, gestão, informação, laboratório e manutenção de equipamentos.
Outra unidade que marca forte presença no evento é o Instituto de Tecnologia de Fármacos (Farmanguinhos), único laboratório produtor de medicamentos ligado diretamente ao Ministério da Saúde, responsável pela produção anual de mais de dois bilhões de comprimidos, cápsulas e frascos de pomadas, para doenças como Aids, tuberculose, malária, hanseníase e hipertensão. Os congressistas poderão adquirir livros da Editora Fiocruz, cujo catálogo tem 130 títulos publicados em torno de quatro eixos temáticos: saúde pública; ciências biológicas e biomédicas em saúde; ciências clínicas; ciências sociais e humanas em saúde. Além dessas unidades, a Fundação trará informações do Instituto Fernandes Figueira, de Biomanguinhos, da Farmácia Popular e do Canal Saúde.
O 22º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde reúne representantes de diversos países para discutir o tema Governabilidade local, saúde e cultura de paz nas Américas. O objetivo é debater questões estratégicas, principalmente no que diz respeito ao poder local e às especificidades do processo de descentralização das ações de saúde, com o intuito de estabelecer comparações e fortalecer as possibilidades de intercâmbio entre os países americanos. Será também um fórum de discussão das experiências e propostas para articulação das políticas de saúde com a cultura de paz e não violência.