Representantes da OMS se reúnem com a Fiocruz

Publicado em
Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)
Compartilhar:
X

O diretor-geral assistente para Iniciativas Estratégicas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ranieri Guerra, e a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, estiveram na última sexta-feira (26/7) na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Eles se reuniram com o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, para discutir estratégias de cooperação para cobertura universal em saúde e Atenção Primária.

Guerra é o responsável na OMS por liderar os preparativos para a reunião de alto-nível sobre o tema, que acontecerá em setembro na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. A cobertura universal é considerada como prioridade pela OMS e tem na Atenção Primária uma de suas principais estratégias. 

As conversas com a Fiocruz tiveram como foco ações de cooperação para que o tema continue a progredir após a Assembleia-Geral, uma vez que a Fiocruz e o Brasil são considerados referência na área. A capacitação de profissionais através das redes de escolas técnicas de saúde (Rets) e institutos nacionais de saúde pública (Rins), coordenadas pela Fiocruz, foi uma das propostas discutidas. Outras parcerias já em curso com organismos internacionais e a própria OMS também foram abordadas. A Fiocruz possui atualmente seis centros colaboradores da Opas/OMS, além de cooperações com outros organismos da ONU, como a recém firmada parceria com o Fundo da ONU para Populações (UNFPA).

A Agenda 2030 foi outro tópico abordado. A OMS irá lançar seu Plano de Ação para vidas saudáveis e bem-estar para todos, com sete aceleradores para alcançar as metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 durante a Assembleia-Geral. O Plano é o resultado do trabalho conjunto de 12 organizações internacionais de saúde e diversos atores relevantes da Saúde Global a partir da constatação de que as metas da ONU não serão cumpridas se o ritmo atual for mantido. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou da elaboração das recomendações que compõe o Acelerador 5, sobre Pesquisa, desenvolvimento, inovação e acesso, durante um workshop em Ruanda.