26/03/2024
Renata Bohrer (Museu da Vida Fiocruz)
No dia 6 de abril (sábado), das 10h às 16h, acontece o evento Sai, Aedes!: Dia Mundial da Saúde no Museu da Vida Fiocruz. A ação educativa conta com várias atrações científicas e culturais para todas as idades, como jogos, exposições e teatro. Todas as atividades são gratuitas e vão ser realizadas no campus Manguinhos da Fiocruz. A iniciativa celebra o Dia Mundial da Saúde (7/4) e é fruto de parceria entre Museu da Vida Fiocruz, Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (Labimi) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil/Fiocruz).
Iniciativa pretende estimular o debate sobre os riscos das arboviroses e contribuir para a divulgação de medidas preventivas de controle do mosquito (foto: Carla Maria Oliveira)
O evento Sai, Aedes! é uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde, que é celebrado em 7 de abril com o tema em 2024 - Minha saúde, meu direito. A iniciativa pretende estimular o debate sobre os riscos das arboviroses e contribuir para a divulgação de medidas preventivas de controle do mosquito.
Além da programação regular de espaços de visitação e exposições abertas ao público no Museu da Vida Fiocruz, diversas atividades especiais fazem parte da programação do evento Sai, Aedes!. Teatro, diversão e debate ocupam a Tenda da Ciência Virgínia Schall com duas sessões do espetáculo É O Fim da Picada: às 11h e às 13h30. Ao final de cada apresentação, Otília Lupi, infectologista do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), conversa com o público.
No Castelo da Fiocruz, o público poderá conferir a exposição Aedes: que mosquito é esse?, que conta com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson. Ainda no local, haverá a atividade MosquitoMania, do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Já no Centro de Recepção, uma mostra do World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil/Fiocruz) destaca o uso do Método Wolbachia no combate às arboviroses. Uma maquete sobre o Aedes aegypti e outras atrações do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores - Nosmove da Fiocruz, sob a coordenação da pesquisadora Nildimar Honório, também vai estar no espaço.
Vai rolar enigma também na programação: o jogo imersivo Escape Room vai intrigar os visitantes sobre as descobertas de um importante cientista brasileiro. A atividade acontece na sala de aula do Museu da Vida Fiocruz.
Serviço
Sai, Aedes!: Dia Mundial da Saúde no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 6/4 (sábado), das 10h às 16h
Onde: Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)
Idade livre
Entrada gratuita