Secretaria de Saúde do Rio concede Medalha do Mérito

Publicado em
Ricardo Valverde
Compartilhar:
X

O secretário de Estado de Saúde, Gilson Cantarino, conferiu nesta quarta-feira (27/12) a Medalha do Mérito da Saúde a profissionais e instituições que se destacam pela contribuição científica e técnica ou pela atuação funcional. Entre os homenageados estão a Fiocruz, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e o Centro Latino-americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves). A vice-presidente de Ensino, Comunicação e Informação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, o diretor da EPSJV, André Malhão, e a coordenadora do Claves, Maria Cecília Minayo, que também foi homenageada como pesquisadora, receberam a honraria em nome das instituições. A cerimônia instituiu o Grupo Mérito da Saúde do Estado do Rio de Janeiro.


 André Malhão, Maria Cecilia Minayo e Maria do Carmo Leal na cerimônia (Foto: Ana Limp) 

André Malhão, Maria Cecilia Minayo e Maria do Carmo Leal na cerimônia (Foto: Ana Limp) 


Também foram homenageados os 92 municípios do estado. Cada um deles recebeu a honraria tendo em vista avanços conseguidos na saúde pública, como combate à tuberculose e à hanseníase, diminuição da mortalidade infantil e outros indicadores. Médicos, nutricionistas, enfermeiros e diretores de entidades filantrópicas foram igualmente premiados. Entre eles, o sanitarista e ex-presidente da Fiocruz Sergio Arouca, in memoriam.


A vice-presidente Maria do Carmo Leal disse que o prêmio é um reconhecimento externo pelo que a Fundação desenvolve junto com as demais instituições da saúde pública. “Assim temos a certeza de que a Fiocruz está cumprindo a sua missão institucional de colaborar com a melhoria do sistema de saúde brasileiro, formando profissionais, gerando conhecimento e produzindo pesquisas, medicamentos e vacinas. É nossa contribuição para a construção e solidificação do SUS”, afirmou Maria do Carmo.


Para o diretor André Malhão, o prêmio fecha um ano em que a EPSJV recebeu outras importantes homenagens, como a Medalha Tiradentes, oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e o título de melhor desempenho de colégio público do Brasil, de acordo com o Enem. “Vejo esta medalha como um elogio e um reconhecimento à qualidade da educação de técnicos em saúde desenvolvida na Escola”.


A socióloga Maria Cecília de Souza Minayo disse que recebe o prêmio como uma homenagem a todo o grupo que, há 17 anos, vem se empenhando para desenvolver os estudos sobre violência e saúde. O Claves, do qual ela foi uma das fundadoras, surgiu como pioneiro na área e ainda hoje é único no seu gênero em todo o país. “Atualmente o grupo caminha sozinho. Cresceu, se fortaleceu e anda com pernas próprias. O esforço dos profissionais que passaram ou ainda estão no Claves foi o que permitiu chegar aonde chegamos, adquirir o respeito dos colegas pesquisadores e legitimar nossa atuação”.


Os indicados que agora compõem o Grupo Mérito da Saúde do Estado do Rio de Janeiro:

 

Antônio Sergio Arouca: médico (in memoriam)

Ronaldo Luiz Gazolla: médico (in memoriam)

Emília de Jesus Ferreiro: nutricionista

Edno Luiz Carpi: médico

Felipe Basílio Cardoso Pires Filho: médico

Hugo Coelho Barbosa Tomassini: médico

Irene Starecki Galindo: enfermeira

Jamil Haddad: médico

Luiz Carlos Mendonça da Silva: médico

Maria Cecília de Souza Minayo: socióloga

Maria Lúcia Araújo: diretora da Sociedade Viva Cazuza

Osmar Freire de Siqueira: médico

Pietro Novelino: médico

Therezinha Loureiro Alves Ferreira: enfermeira

Wellington Paes: médico

Wilson Fadul: médico