Início do conteúdo

21/03/2022

Seminário debate Meio Ambiente e Saúde no âmbito da ONU

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)


Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta semana irão debater a interseção entre Saúde e Meio Ambiente no âmbito da 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, concluída em 2 de março em Nairóbi, no Quênia. O webinar, que acontece nesta quarta-feira (23/3), às 10h, contará com especialistas internacionais para debater o panorama geral da área e as perspectivas para 2022. 

O mediador do seminário será o pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e ex-diretor de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da OPS/OMS, Luiz Augusto Galvão. Ele ressalta que 2022 é especialmente relevante para o processo de governança global da área ambiental e enumera as celebrações do ano: “Fazem 50 anos da conferência mãe do tema ao nível internacional, 30 anos da conferência do Rio 92 que associou ambiente ao desenvolvimento sustentável, 50 anos da fundação do programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente PNUMA e outras marcas importantes".

Nesse sentido, Galvão pontua que o seminário buscará trazer ao debate este momento e sua relevância à saúde pública global a partir das apresentações dos palestrantes: a diretora do escritório regional do PNUMA/ Unep para América Latina e Caribe, Jacqueline Alvarez, que discutirá as implicações desse tema para a saúde pública e a agenda ambiental das Nações Unidas; a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, Maria Neira, que debaterá a saúde na agenda ambiental; e o diretor da área de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos da Cepal/Eclac, Joseluis Samaniego, que falará sobre os desafios e oportunidades para a recuperação sustentável da América Latina e Caribe.  

O seminário Ambiente e Saúde I: Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente terá transmissão em português, inglês e espanhol. 

Em português:

Em inglês:

Em espanhol: 

Voltar ao topo Voltar