Símbolo do avanço na prevenção da tuberculose, a vacina BCG está completando 100 anos em 2021. Para destacar a importância da vacina criada por Albert Calmette e Camille Guérin nas políticas de imunização a nível mundial no século 20, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidad Católica de Chile promoverão o seminário internacional Sociedade, política e ciência: O centenário da vacina BCG (1921-2021) entre os dias 8 e 9 de julho.
O evento on-line contará com as conferências de Diego Armus (Swarthmore College), Luiz Roberto Castello Branco (Fundação Ataulpho de Paiva) e Margareth Dalcolmo (Fiocruz). O objetivo principal do encontro é reunir a comunidade de pesquisadores de diferentes disciplinas para discutir os aspectos científicos, políticos, culturais, farmacêuticos, médicos e sociais da difusão da vacina BCG, bem como o papel das vacinas na saúde moderna.
“Em meio ao impacto global da pandemia Covid-19 e à relevância pública que o processo de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus alcançou, acreditamos que a comemoração da vacina BCG seja uma oportunidade propícia para uma análise, através de uma perspectiva interdisciplinar, do valor das políticas de vacinação na história da saúde e da ciência, e dos desafios da imunização em um mundo globalizado e multipolar”, afirma a pesquisadora da COC, Dilene Nascimento.
As inscrições para participar do evento já estão encerradas. As atividades do seminário serão transmitidas ao vivo no canal da COC/Fiocruz no YouTube.
Confira a programação completa.