26/11/2024
Agencia Fiocruz de Noticias (AFN)
Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (27/11) fazem um balanço do encontro do G20, quando os líderes das principais economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, se reuniram no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Com início às 10h, o webinário organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) terá transmissões em português, inglês e espanhol.
Primeiro secretário do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e responsável pela coordenação geral do G20, Flávio Luis Pazetto fará um balanço geral do G20. O seminário pretende abordar os vários aspectos referentes à reunião, e em seguida, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Aisa) do Ministério da Saúde, o embaixador Alexandre Ghisleni, tratará do tema da saúde dentro do contexto do bloco.
O T20 – o grupo de engajamento do G20 formado por think tanks, centros de pesquisa e especialistas de alto nível dos países participantes e convidados – também terá foco no encontro: a coordenadora do grupo, a presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, fará um balanço. A sherpa do Brasil no C20 e uma das coordenadoras do grupo, Alessandra Nilo, trará um balanço sobre o grupo de engajamento que representa a sociedade civil. Ela abordará ainda as contribuições da cúpula social do G20.
“Vamos fazer uma avaliação geral de todo esse processo do G20, com algumas entregas importantes, ouvindo pessoas que estavam à frente dos principais segmentos no G20 para a Fiocruz”, comenta o coordenador do Cris/Fiocruz, Pedro Burger, que fará a introdução e mediação do seminário. O pesquisador do Cris/Fiocruz João Miguel Estephânio também participará da abertura e da mediação.
Burger enfatiza que a Fiocruz participou em diversas frentes no G20, estando presente, por exemplo, nas reuniões da Saúde acompanhando o ministério. O presidente da Fundação, Mario Moreira, esteve na última reunião com ministros da saúde em que foi aprovada a Declaração de ministros com a criação da Coalizão para produção local e inovação para acesso equitativo aos insumos de saúde.
A Fiocruz esteve engajada ainda no T20, em que houve a submissão de mais de 15 propostas de políticas. Além disso, o Cris/Fiocruz e o CEE/Fiocruz integraram o Conselho do grupo, participando de todas as conferências. No C20 e na cúpula social houve também a participação indireta, com a Agenda 2030 (EFA 2030/Fiocruz).
Em português:
Em espanhol:
Em inglês: