Início do conteúdo

14/05/2020

Seminário online debate preservação de acervos digitais

COC/Fiocruz


Crescimento na produção e gestão de acervos em formato digital, mudanças tecnológicas e fragilidades dos suportes são alguns desafios da preservação de acervos em ambientes digitais. Para discutir o tema, que envolve estratégias de gestão de riscos, armazenamento e sistemas, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário online Preservação Digital de Acervos em 26 de maio, às 14h. O sistema de conferênicia web estará aberto aos participantes no dia e horário do evento. Não é necessário se inscrever previamente. 

O seminário terá a participação de Miguel Ángel Márdero Arellano, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que falará sobre o Planejamento da Preservação Digital. Na ocasião, o vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, Marcos José Pinheiro, apresentará o Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz. O documento tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de preservação digital dos diferentes acervos sob guarda da Fiocruz e integrará a Política de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz.

Particuparão também do evento, pela Fiocruz, Marcus Vinícius Silva, como mediador, além de Andréa Gonçalves e Marco Dreer, que abordarão, respectivamente, o Plano de Preservação Digital do Repositório Institucional Arca e a preservação digital de documentos audiovisuais. O  seminário é voltado a profissionais que atuam no processamento técnico e gestão de acervos (incluindo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico, urbanístico e arqueológico e as coleções biológicas) e de tecnologia da informação.

Confira a programação aqui.

Voltar ao topo Voltar