Em solenidade realizada na última quinta-feira (5/9), foi celebrada a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar (AGHUx) no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A iniciativa é fruto de uma cooperação entre o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em prol da transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS), que teve início em julho de 2023.
A Fiocruz demonstrou interesse nesse Acordo de Cooperação Técnica, sendo o IFF/Fiocruz a primeira unidade a implementá-lo, um marco para a Fundação no contexto do centenário do Instituto, que trará vantagens para pacientes, gestores e profissionais. O evento, que contou com a presença de autoridades, destacou os benefícios do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico, disponível para uso gratuito no SUS em mais de 41 hospitais no Brasil, e que possui cerca de 3 milhões de acessos por mês e uma base de 25 milhões de pacientes.
Animado com o avanço, o coordenador geral de Gestão de Tecnologia de Informação (Cogetic), Misael Araújo, comemorou. "A gente coloca agora o Instituto em outro patamar. Com o sistema de prontuário eletrônico, a equipe conseguirá fornecer um serviço ainda melhor e de qualidade para a população". Pensamento esse corroborado pela coordenadora de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Patrícia Canto. "É fruto de um trabalho muito grande de todos. Isso impacta no trabalho de cada um de vocês, mas tenho certeza de que vai ser um sucesso".
A implantação do sistema e suas funcionalidades ocorrerá de forma gradual, começando com os módulos Pacientes, Ambulatório Assistencial, Administrativo, Faturamento e Estoque. A expectativa é que novos módulos sejam introduzidos a seguir, como aponta a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento Institucional do IFF/Fiocruz, Stella Carletti. "Haverá um salto tecnológico na qualidade assistencial e dos registros. E é só o começo, pois daqui a pouco vamos ampliar. Esse é o pontapé inicial", declarou.
O objetivo perseguido pela Direção do Instituto, com o apoio da Presidência da Fundação, é melhorar a qualidade do serviço prestado e imprimir maior celeridade em todas as fases do atendimento, bem como a tomada de decisão em tempo real, conforme destacou o diretor do Instituto, Antônio Meirelles. "Trabalhamos para que o nosso Instituto Nacional centenário tenha as melhores condições de atender os usuários do SUS, bem como para que nossos trabalhadores possam exercer o seu talento. Estamos aqui todos os dias para atender pessoas que muitas vezes só têm a nós para atender necessidades tão especiais", afirmou.
O diretor de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Giliate Cardoso Coelho Neto, explicou com mais detalhes o funcionamento do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico, exaltou a parceria firmada entre Ebserh e IFF/Fiocruz e frisou que a busca é pela eficiência na gestão pública de dados no serviço hospitalar. "A implantação traz muitos benefícios imediatos, como a legibilidade do prontuário, além de servir para melhorar a vida dos profissionais de saúde, que terão mais contato com o paciente e menos burocracia".
A implantação do AGHUx é uma jornada desafiadora para o Instituto, sem perder de vista que toda mudança dessa magnitude vem acompanhada de obstáculos e um período natural de adaptação, como bem salienta a diretora executiva adjunta da Presidência da Fiocruz, Priscila Ferraz, que representou na solenidade o presidente da Fundação, Mario Moreira. "O diferencial foi esse trabalho em comunidade, com a colaboração e cooperação entre as pessoas. No entanto, ainda temos muito caminho pela frente. A implantação do sistema vai passar por um período de conturbações para que, aos poucos, os processos sejam beneficiados", ponderou.
Assista ao evento na íntegra: