A Fiocruz e a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) promovem, nos dias 2 e 3 de dezembro, a mostra Teatro, Ciência e Cidadania. O evento, que inclui peças teatrais, dramatizações, palestras e debates, ocorre na Tenda do Ciência em Cena, um dos espaços do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz): Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A entrada é franca, com distribuição de senhas nos dias do evento às 11h e às 14h. Ao final da mostra, serão sorteadas bolsas de estudos na CAL e publicações científicas.
|
Foto: Ana Limp/Fiocruz |
A coordenadora do evento, Thelma Lopes, diz que o objetivo da mostra é reunir jovens de diferentes classes sociais e de vários pontos da cidade, como Bangu, Laranjeiras, Manguinhos, Botafogo, Maré e Flamengo, para compartilhar suas experiências no teatro e na ciência e a relação de suas práticas com o exercício da cidadania.
Desde 1997, o circuito de visitação do Museu da Vida inclui semanalmente peças teatrais, como Lição de botânica e O mistério do barbeiro. Segundo Thelma, entretanto, o teatro foi uma das primeiras iniciativas de ação social desenvolvidas pela Fiocruz. Na década de 60, a Fundação chegou a ter 55 grupos amadores de teatro, formados por pessoas de comunidades próximas. Atualmente o teatro faz parte da rotina diária da instituição que oferece ao público, pelo menos, seis sessões de espetáculos por semana.
A Casa das Artes de Laranjeiras é um centro de capacitação artística voltado para diversas áreas das artes cênicas. Fundada em 1982, conta em seu corpo docente com expoentes como Beatriz Segall, Sergio Britto e Antônio Nóbrega. Mais informações nos sites do Museu da Vida e da CAL. Ou pelos telefones 3865-2163 e 3865-2139.
Programação:
02/12 - Sábado
11h30 - Peça teatral
Bailei na Curva - Adaptação do roteiro original de Júlio Conte e do Grupo Do Jeito que Dá
– Os 21 anos de ditadura que se seguiram após o golpe militar de 1964 fazem parte de passado recente de nosso país e representam importante assunto a ser estudado pelas novas gerações. Com Bailei na Curva, esse grupo de alunos adolescentes da CAL mergulha nas décadas de 60 e 70 para contar a história de jovens personagens desvendando hábitos, comportamentos, a moda, a música, o movimento estudantil e as paixões daquela juventude que transformou o seu tempo.
Direção: Marina Henriques (CAL e UNI-Rio)
Elenco: Núcleo de Teatro para adolescentes e crianças da CAL - Mariana Gonçalves, Matheus Silva, Renata Seade, Tainá Louven, Taísa Muniz, Giovani Thales, Agnos Okiyama, Júlia Gutman, Nicole Gomes, Heloísa Mundt / Flor de Lótus, Helena Feghali, Otávio Domingues, Lucas Rodriguez, Taísa Muniz, Júlia Gutman. e Taísa Muniz.
12h - Palestra
História do Brasil e Saúde em Bailei na Curva, com Marina Henriques
14h10 - Performance
A presença negra no Brasil
– Dramatização de poemas que versam sobre a cultura dos negros no Brasil.
Direção e texto: Paulicéia Lima e Direção (Grupo Vívidos)
Cenário e Figurino: Hugo Ferreira
Elenco: Vanessa Soares e Maria Maia.
14h20 - Peça teatral
Lição de Botânica. De: Machado de Assis
– A peça se passa no Rio de Janeiro do começo do século XX e conta a história de um cientista que ao tentar impedir que o sobrinho se case, acaba se apaixonando. Nesta peça, Machado de Assis desnuda a figura do cientista, humanizando-o e quebrando as amarras de uma racionalidade extrema, ao mesmo tempo em que dá às personagens femininas o conhecimento da ciência da sedução.
Direção: Lidiana França (Curso de Formação de Monitores do Museu da Vida)
Orientação: Gustavo Ottoni - (Ciência em Cena/Museu da Vida)
Elenco: Monitores do Ciência em Cena - Glênia Sara, Lidiana França,
Rodrigo Lourenço e Lygia Fernandes
15h10 - Debate
Jovens no Teatro e na Ciência - Cultura e Cidadania
Mediação: Alice Reis (Núcleo de Teatro para adolescentes e crianças da CAL/Coordenação) e Isabel Mendes (Curso de Formação de Monitores para Museus e Centros de Ciência/Coordenação)
03/12 - Domingo
11h30 - Peça teatral
Geração Trianon - Adaptação do original de Anamaria Nunes
– Como era a vida numa companhia de teatro nos anos 20, 30 e 40 no Brasil?
Geração Trianon, de Anamaria Nunes, nos conta essa história,
apresentando, com muito humor, as agruras e as delícias do fazer teatral.
Direção: Alice Reis
Assistência de Direção: Clara Nielsen
Elenco: Núcleo de Teatro para adolescentes e crianças da CAL - Adriane Mendes; Ana Carolina Souza; Décio Duarte; Diego Guerra; Eduardo Morgan; Elisa Werneck; Giulia Aranha; Hanna Fernandes; João Dabul; Julian Mausfeld; Malu Portela; Michele Belo e Thais Barbosa
12h30 - Palestra
"Origem e processo de criação do espetáculo Geração Trianon"
Gustavo Ottoni - ator da montagem original do texto, encenada em 1988.
14h - Peça teatral
A Trupicante Cia. De Teatro Armorial - Adaptação livre das peças O Santo e a Porca e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
– O espetáculo conta a história de uma companhia itinerante de atores, que se apresenta de praça em praça, de feira em feira - principalmente nas feiras, onde sempre sobra uns ovos, uns tomates e outros frutos pra levar pra casa - apresentando cenas das peças O Santo e a Porca e O Auto da Compadecida.
Direção: Andréa Bacellar (CAL)
Direção musical: Rodrigo Lima
Elenco: Núcleo de Teatro para adolescentes e crianças da CAL - André Benoliel, Andressa Guimarães, Angélica Vicente, Beatriz Moreira, Caroline Gonçalves, Clara Ribeiro, Dharani Coppola, Diego Fonseca, Giovanna Gasperazzo, Hérika Ferreira, Leandro de Moura, Luciana de Morais, Luíza Horta, Monique Guimarães, Otavio Tardelli e Rafaela Nogueira
15h - Debate
Os personagens de Suassuna e a noção de cidadania
Mediação: Jean Maciel (Grupo Maré Arte) e Thelma Lopes (Ciência em
Cena/Gerência e CAL)