O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou nesta segunda-feira (17/09) uma nova área de produção de medicamentos anti-retrovirais no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz. O evento ocorreu no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A expansão do parque industrial do CTM incluirá uma nova área de 12 mil metros quadrados, com três novos pavimentos readequados para a fabricação de anti-retrovirais, semi-sólidos (cremes e pomadas) e, em breve, de medicamentos de granulação úmida (comprimidos). O presidente da Fiocruz, Paulo Buss, esteve presente.
|
Temporão discursa na solenidade, observado por Paulo Buss e Eduardo Costa (Fotos: Ana Limp) |
Segundo o diretor de Farmanguinhos, Eduardo Costa, o projeto compreende a penúltima parte do investimento de R$ 50 milhões que será feito no CTM. A expansão garantirá maior flexibilização na demanda do Ministério da Saúde para a fabricação dos medicamentos que abastecem o Sistema Único de Saúde e melhora nas condições de processo atendendo às boas práticas de fabricação. A iniciativa permitirá aumento de 1,5 bilhão ao ano na capacidade de produção da instituição, subindo de 4,5 bilhões para seis bilhões ao ano.
|
Eduardo Costa exibe o diploma relativo à Medalha Tiradentes, concedida a Farmanguinhos |
Ainda durante o evento, Farmanguinhos recebeu a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro. A entrega foi feita pelo deputado estadual Domingos Brazão ao diretor Eduardo Costa. Criada há 12 anos, a Medalha Tiradentes representa o reconhecimento a iniciativas que servem de exemplo à sociedade.