Início do conteúdo

10/09/2013

Transferência de tecnologia de insulina avança mais uma etapa


Uma equipe da empresa ucraniana Indar esteve no Intituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos / Fiocruz), no mês de agosto, para cumprir mais uma etapa do cronograma de transferência de tecnologia da Insulina Recombinante humana aos pesquisadores da unidade da Fundação. A produção no futuro, no Brasil, do hormônio utilizado no tratamento do diabetes será fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) envolvendo as duas instituições. Durante o encontro, foi entregue a documentação para iniciar a importação das cepas de insulina a ser desenvolvida e produzida em Farmanguinhos, bem como as informações técnicas sobre o produto.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, Kátia Miriam, o compromisso faz parte da terceira etapa do acordo. “Esta fase deverá ser finalizada em setembro, quando será entregue a documentação final”, disse. A insulina será desenvolvida no laboratório de Bioprodutos, localizado no campus de Manguinhos. No entanto, durante este período de desenvolvimento, o hormônio vem sendo produzido naquele país do Leste Europeu já com a identidade visual de Farmanguinhos, a fim de garantir o fornecimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui para ler artigo que aborda todo o processo de transferência tecnológica do hormônio, bem como a importância da produção pública de insulina para o Brasil.

Fonte: Farmanguinhos / Fiocruz

Voltar ao topo Voltar