Início do conteúdo

03/11/2008

Trechos da ópera 'Chagas' são apresentados por academia do Vaticano

Paulo Buss


Uma marcante homenagem a Carlos Chagas, o cientista brasileiro, foi feita pela Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano no sábado (1º/11), na embaixada brasileira em Roma. Na ocasião ocorreu a apresentação de trechos da ópera Chagas, escrita pelo maestro brasileiro Silvio Barbato e que conta a saga do grande cientista de Manguinhos. A apresentação da ópera foi assistida por eminentes acadêmicos, entre os quais o físico Stephen Hawking, e diversos cientistas premiados com o Nobel, além do chanceler da Academia, monsenhor Marcelo Sanchez Sorondo.


 A ópera <EM>Chagas</EM> tem estréia prevista para 10 de julho de 2009

A ópera Chagas tem estréia prevista para 10 de julho de 2009


O barítono Sebastiao Teixeira (que protagonizou Oswaldo Cruz na ópera O cientista, encenada no Brasil em 2006 e 2007) e a mezzosoprano Luisa Francesconi emocionaram a plateia no dueto entre Chagas e a sertaneja, que levava nos braços a filha portadora da doença. Canta a sertaneja: O leite nao quis, a terra azedou, resseca em meu colo, flor que não vingou. E Chagas: Teu corpo é santuário, relicário, laboratório, da cura desse mal. O libreto escrito por Renato Icarahy sustentava assim, com sua inspirada formulação, a vigorosa musica de Barbato, tocada por músicos italianos que formaram a Ensemble Villa Lobos. A ópera estreará completa no Brasil em 10 de julho de de 2009, dentro das comemorações dos 100 anos de descrição da doença de Chagas.


O presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o presidente eleito, Paulo Gadelha, ao lado de Margarida Chagas, filha do também cientista Carlos Chagas Filho, prestigiaram a cerimônia, que ocorreu na Sala Palestrina do Palacio Pamphili, sede da representação do Brasil na Itália. Também estiveram presentes o embaixador do Brasil em Roma, Ademar Bahadian, e a embaixadora Vera Machado, representante junto à Santa Sé, além de brasileiros e embaixadores de outros países e membros da sociedade italiana.


Publicado em 3/11/2008.

Voltar ao topo Voltar