TV transmite ao vivo debate sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde

Publicado em
Marcelo Neves
Compartilhar:
X

O programa Sala de convidados, do Canal Saúde, transmitirá nesta segunda-feira (28/05) um debate sobre a 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). O debate, que se estenderá das 12h às 14h, também poderá ser acompanhado por um telão instalado no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), no campus da Fiocruz, e no local os participantes poderão fazer perguntas em tempo real. O objetivo é mobilizar e começar a preparação para o grande encontro da saúde, que está marcado para novembro. Os interessados também poderão participar por uma sala de bate-papo no site do Canal Saúde, por e-mail ou telefone. Filmado no estúdio do Canal Saúde e transmitido ao vivo para todo o país, o debate inaugura o novo programa Sala de convidados, que será exibido sempre na última segunda-feira do mês e até novembro vai tratar da 13ª Conferência.


 Logomarca da 13ª Conferência Nacional de Saúde

Logomarca da 13ª Conferência Nacional de Saúde


Para responder às perguntas e debater o tema, o programa contará com a participação do chefe de gabinete da Fiocruz e superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa; do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior; do secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Antônio Alves de Souza; e do secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, representando também o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) também contará com representante.


Será apresentado um documentário contando a trajetória histórica das Conferências Nacionais de Saúde. Em seguida haverá a transmissão do pronunciamento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre a importância das Conferências para o controle social e políticas para o setor. Serão apresentadas ainda entrevistas com a representante da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Belchior, e com o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio.


Com o tema Saúde e qualidade de vida: políticas de Estado e desenvolvimento, a etapa nacional da 13ª CNS ocorrerá de 14 a 18 de novembro de 2007, em Brasília. A expectativa é reunir 3.064 delegados para avaliar a situação da saúde no país, a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); definir diretrizes para a garantia da saúde como um direito fundamental do ser humano e como uma política de Estado; e discutir estratégias que possibilitem o fortalecimento da participação social no SUS.


União, estados, municípios e os respectivos conselhos de saúde compartilham a responsabilidade pela realização da 13ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em três etapas: municipal, estadual e do Distrito Federal, além da nacional. Nas etapas locais, além do tema central e dos eixos temáticos da conferência, há espaço para o debate de questões específicas em função da realidade de cada estado ou município.


Para assistir ao programa do Canal Saúde é necessária uma antena parabólica comum conectada à TV. O programa é veiculado na freqüência do canal executivo da Embratel (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Perguntas e comentários podem ser enviados pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pelo telefone 0800-7018122 (ligação gratuita). Outra alternativa é assistir no sítio do Canal Saúde e participar do chat associado à transmissão. Quem não possui antena parabólica e internet de banda larga conta com o apoio de 120 telessalas do Banco do Brasil espalhadas pelo país.


O Canal Saúde produz, difunde e promove a troca de conhecimento, no âmbito da saúde pública e ciência & tecnologia, utilizando recursos audiovisuais e meios complementares. É um projeto permanente da Fiocruz e do MS, nascido das deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, que identificam informação, educação e comunicação como elementos estratégicos na conquista da cidadania plena. Desde 1994, ano do início das atividades, o Canal Saúde sempre esteve pautado pelo compromisso social, trabalhando para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na base do projeto está a construção da cidadania, em benefício da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, garantindo o cumprimento do princípio constitucional que determina que “saúde é direito de todos e dever do Estado”.


Mais informações: Marcelo Neves (21) 2560-6818, ramal 118, 2598-2703, 0800 701 8122 e ascom@fiocruz.br; e Ana Cristina Figueira (21) 2560-6818, ramais 116 ou 117 e anacrisfigueira@fiocruz.br.