O médico sanitarista José Gomes Temporão, o novo ministro da Saúde, é pesquisador-titular licenciado da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz. Na Fundação, sua última função foi a de ser coordenador do projeto Inovação em Saúde. Mais recentemente, Temporão já atuava no Ministério da Saúde, onde ocupava, até esta quinta-feira (15/03), o cargo de secretário nacional de Atenção à Saude, em que esteve por três anos. Antes, foi presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), sediado no Rio de Janeiro.
|
De vermelho, José Temporão ao lado de Sergio Arouca |
Histórico militante da reforma sanitária e do SUS, diz Temporão se considera um discípulo do sanitarista e ex-presidente da Fiocruz Sergio Arouca. "Sou um sanitarista geneticamente consistente", afirmou o novo ministro em mais de uma ocasião.
Entre outras funções na área da saúde, Temporão foi secretário de Planejamento do Inamps (1985/88), subsecretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (1991), presidente do Instituto Vital Brazil (1992/95) e subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro (2001). Consultor da Opas e da Unicef, Temporão ocupou uma vaga de conselheiro no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), foi presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Temporão é carioca, casado com a médica psiquiatra Liliane Penello (com quem tem quatro filhos) e está com 55 anos.