Início do conteúdo

03/11/2016

Academia Nacional de Farmácia homenageia pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz

Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)


O chefe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Jurberg, foi homenageado com a Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica, concedida pela Academia Nacional de Farmácia (ANF). A honraria reconhece profissionais por suas atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo na área de Ciências Farmacêutica. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 27 de outubro, no Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. 

“Quando a gente começa a trabalhar, não pensa que vai receber alguma recompensa. Essa homenagem é resultado do esforço e da dedicação de renomados entomólogos que passaram o conhecimento adiante, como Herman Lent, Arthur Neiva e Carlos Chagas”, destacou Jurberg, que atua, há mais de 50 anos, em atividades de pesquisa e ensino no IOC.

Dentre as contribuições do pesquisador para a educação em saúde estão estratégias voltadas para controle de barbeiros e combate à doença de Chagas, com destaque para o Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil e os blocos de cartões ilustrados Vetores da doença de Chagas no Brasil. Os materiais reúnem ilustrações, dados sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat e ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento no país. “Jamais será possível controlar o vetor e combater a doença sem conhecimento”, destaca Jurberg. 

Continue a leitura no site do IOC/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar