Experiências e atuais desafios das instituições latino-americanas de guarda de acervos culturais que promovem a difusão e o acesso aberto ao patrimônio cultural por meio das plataformas wiki serão compartilhados na próxima quinta-feira (9/11), a partir das 18h30, em evento preparatório da GLAM Wiki Conference 2023. A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) integra o grupo de organizadores do encontro, intitulado Wiki cultura: transformação digital aberta para coleções latino-americanas, e também participa como palestrante, ao lado de representantes de outros três países: Argentina, Chile e Uruguai.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube da COC/Fiocruz e tradução simultânea em inglês, português e espanhol, o evento também faz parte do Seminário Internacional de Patrimônio Digital, evento organizado anualmente pela COC/Fiocruz para discutir os desafios das instituições de cultura e de memória no ambiente digital.
"A participação da Casa de Oswaldo Cruz reafirma o compromisso da unidade para promoção do acesso aberto aos acervos culturais sob sua guarda. O evento também é uma oportunidade de diálogo com outras instituições latino-americanas que desenvolvem estratégias wiki de difusão cultural e de internacionalização da área de patrimônio cultural da Casa de Oswaldo Cruz”, destaca o bibliotecário da Casa e coordenador-adjunto do Fórum de Preservação Digital da Fiocruz, Marcus Vinícius Pereira da Silva, representante da unidade no evento e também na GLAM Wiki Conference 2023, a ser realizada de 16 a 18 de novembro, em Montevidéu.
No encontro, Silva irá apresentar as iniciativas de digitalização e difusão de acervos da unidade, destacando a disponibilização de parte do acervo em acesso aberto no Wiki. A ação faz parte do acordo de cooperação técnico-científica assinado em agosto com o Wiki Movimento Brasil, associação brasileira sem fins lucrativos, resultou na criação do GLAM da Casa de Oswaldo Cruz. O projeto pretende ampliar o livre acesso aos acervos arquivístico, bibliográfico e museológico, além de promover e participar de outras atividades que corroborem a difusão da informação sobre a história da saúde pública, a história das ciências e políticas de saúde brasileiras.
Além de Silva, a pré-conferência irá reunir Gabriela Fernández, da Red de Museos de Canelones, e Gabriel Garcia, do Centro de Fotografia de Montevidéu, ambos representantes do Uruguai; Felipe Bengoa, da Enterreno, projeto colaborativo que resgata a história fotográfica do Chile; Laura Casareto, do Archivo Histórico de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP), da Argentina; e Dalton Martins, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/Tainacan, software livre para acervos culturais, do Brasil. A mediação será de Evelin Heidel, integrante da Wikimedistas de Uruguay.