Início do conteúdo

13/05/2016

Canal Curta exibe produção 'Fim do silêncio' do Selo Fiocruz Vídeo

Pâmela Liarena (Icict/Fiocruz)


No mundo, são praticados 20 milhões de abortos inseguros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a cada dois dias, morre uma mulher que interrompeu a gravidez e, por ano, a média é de um milhão. São números alarmantes e que atentam para uma grande questão: a (des)criminalização do aborto. É exatamente sobre o que trata o filme Fim do silêncio, produzido pelo Selo Fiocruz Vídeo, em 2008, e que está em exibição no Canal Curta.

Mulheres falam abertamente sobre o sofrimento físico e psicológico adquirido com o drama de ter abortado pela primeira vez e até mais de uma vez. A diretora do documentário, Thereza Jessouroun, visitou várias cidades brasileiras e recolheu depoimentos vindos de diferentes classes sociais, em busca de discussão e reflexão sobre os motivos que levam a este ato e as consequências. Falta de informação, insegurança, medo, ausência de amparo do Estado, são apenas alguns dos fatores que ficam explícitos.

A produção vai ao ar, em maio, nos dias 20, às 23h, 21, às 3h05 e às 11h, 22, às 22h, e 23, às 17h. O Canal Curta está disponível no pacote básico das principais operadoras de PayTV do país, como GVT (canal 83), NET (canal 56) e Claro (canal 56). O filme também está disponível na íntegra no canal da VideoSaúde no YouTube e, em DVD, na Editora Fiocruz.

Ficha técnica
Gênero: documentário 
Diretor: Thereza Jessouroun 
Duração: 52 min     
Ano: 2008     
País: Brasil
Classificação indicativa: 14 anos

Voltar ao topo Voltar