Início do conteúdo

30/03/2016

Coletânea da Editora Fiocruz convida a refletir sobre a produção de conhecimento

Alessandra Eckstein (Editora Fiocruz)


Publicada pela Editora Fiocruz, a coletânea Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisa apresenta um conjunto rico e diversificado de trabalhos que desafiam o leitor e o convidam a refletir sobre os aspectos metodológicos e analíticos relacionados ao processo de saúde, doença e cuidado em pesquisas na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS). O livro teve por base os debates surgidos em uma oficina de metodologia desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), voltada para discutir o estado da arte das pesquisas na área de PPGS.

O debate revelou uma grande diversidade de temas e abordagens tanto no trabalho de campo quanto na conceituação teórica e os desafios de utilização de amplo leque de referenciais e métodos e da implicação com os objetos de pesquisa. A diversidade e heterogeneidade da produção aponta que, no campo, rumou-se para a abertura ao diálogo entre disciplinas e abordagens teóricas, coerente com a perspectiva de uma visão complexa de saúde.

A coletânea está dividida em três partes: na primeira, Desafios do campo e da área, pesquisadores de diferentes instituições de pós-graduação em saúde coletiva analisam os desafios metodológicos em pesquisas do campo da saúde coletiva. A segunda parte, denominada Abordagens teórico-metodológicas, apresenta cinco capítulos que mostram como a área pode se beneficiar de métodos tão distintos quanto os oriundos de disciplinas como a história, a ciência política, a filosofia, a psicanálise e a sociologia, entre outras. A terceira e última parte, Temas específicos, expõe reflexões sobre questões tais como o lugar da saúde nas relações internacionais, a promoção da saúde, as bases teórico-metodológicas e a produção acadêmica relacionada à gestão do trabalho e da educação em saúde e, por fim, o acesso a medicamentos.

Os textos reunidos nesta coletânea reafirmam a vocação multidisciplinar e pluralista da saúde coletiva, condição imprescindível para uma compreensão mais abrangente e dinâmica de aspectos sociais e políticos relativos à saúde. O livro abre espaço para a reflexão sobre os modos de produzir conhecimento e é direcionado não apenas a pesquisadores e especialistas, mas também a alunos do campo da saúde coletiva, gestores e trabalhadores da saúde e demais profissionais interessados nas questões relativas às políticas, planejamento e gestão em saúde.

Organizadoras

Tatiana Wargas de Faria Baptista: psicóloga, doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da unidade.

Creuza da Silva Azevedo: psicóloga, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da unidade.

Cristiani Vieira Machado: médica, doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com pós-doutorado em ciência política pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Ensp/Fiocruz, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da unidade e bolsista de produtividade do CNPq.

 

Voltar ao topo Voltar