Início do conteúdo

18/12/2019

Cuidados no consumo de carnes é tema do 'Fiocruz no Ar'

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


Com o final do ano chegando, são comuns as confraternizações e o churrasco, tão onipresente na cultura alimentar do brasileiro, é a melhor pedida. Mas, é preciso ter cuidado no preparo e o consumo da carne. Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertam para o risco que o excesso de antibióticos na criação de galinhas, porcos e vacas podem causar no organismo humano. Na pecuária, os antibióticos são utilizados para tratar doenças e também como indutores de crescimento dos animais para o abate.

No corpo humano, o excesso de antibióticos gera a resistência antimicrobiana, ou a resistência aos antibióticos, o que pode levar a pessoa a risco de morte ao ser infectada por uma bactéria, pois os antibióticos ministrados para combater a doença, pode não ter efeito nenhum. No caso especial da carne, por exemplo, há o risco de infecção pela salmonella, uma bactéria que pode causar desde uma intoxicação alimentar até infecções mais graves que podem levar à morte.

Não é preciso deixar de consumir churrasco, mas deve-se tomar alguns cuidados não só com a procedência da carne, mas também com o preparo dela, como explica a professora de microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Bonelli, nesta edição do boletim Fiocruz no Ar, que tem como título Bactérias na agropecuária e os cuidados no consumo de carnes.

Ficha técnica:
Podcast 10 – Bactérias na agropecuária e os cuidados no consumo de carnes
Duração: 3m33s
Coordenadora: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) 
Consultora técnica: Ana Paula Assef, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Raquel Bonelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Reportagem, Locução e Produção: Maya Sangawa) 
Fonte: Inês Berna, bióloga; e a professora de microbiologia, Raquel Bonelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)
Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Trilha sonora geral: "Feeling good", by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) | Licensed under CC By (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)


Voltar ao topo Voltar