No Dia Nacional do Livro (29/10), conheça o projeto Biblioteca Viva do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Formada por voluntários, a iniciativa visa a criação de um espaço lúdico de leitura para bebês, crianças, jovens e acompanhantes. O momento da leitura busca aliviar a tensão causada pelas circunstâncias do ambiente hospitalar. Da Unidade de Pacientes Graves (UPG) aos ambulatórios, passando pelas enfermarias e outros setores do IFF, os voluntários do Biblioteca Viva tentam criar uma atmosfera mais leve, de preservação e desenvolvimento da saúde psíquica de todos através da leitura.
Como participar
Os interessados em participar como voluntários devem procurar a coordenação do projeto no IFF/Fiocruz para realização de processo de seleção e treinamento. Para ser voluntário é preciso ter concluído o ensino médio; gostar de crianças e leitura; participar das mediações de leituras, no mínimo, uma vez por semana durante duas horas; e frequentar a reunião mensal do projeto.
O Biblioteca Viva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sala de leitura, nas enfermarias de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), pediatria e cirurgia, nos ambulatórios especializados em neurologia, alergia, genética, fisioterapia respiratória, radiologia, cirurgia, pneumologia, nutrição, pediatria, UTI Neonatal, alojamento conjunto, enfermaria de gestantes, enfermaria ginecológica, UPG (Unidade de Pacientes Graves) e UI (Unidade de Intermediários).
Contato:
(21) 2554-1900
bibviva@iff.fiocruz.br