2024 chegou e como marco do início das comemorações dos cinco anos que o Dicionário de Favelas Marielle Franco (wikiFavelas) irá completar em abril deste ano, atualizamos a nossa marca e a nossa identidade visual. A proposta é trazer leveza, movimento, acessibilidade e uma nova personalidade para a marca. Pensar este novo projeto visual é, também, entender que as principais ações do Dicionário de Favelas fazem uso das plataformas digitais, no entanto, o uso de cores, imagens, fontes etc, precisam cada vez mais estar adequadas a este público com o objetivo de facilitar e melhorar a visualização e acessibilidade do conteúdo, tornando assim a leitura mais agradável ao nosso público alvo.
Para Thays Coutinho, bolsista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com 16 anos de experiência em Design Gráfico e que integra a equipe de Comunicação do Dicionário de Favelas Marielle Franco, é importante definir uma boa estratégia visual para que o público consiga identificar e reconhecer o Dicionário de Favelas Marielle Franco.
"Nosso objetivo foi se adaptar melhor aos meios digitais, com uma paleta de cores mais extensa, que além de nos ajudar a representar ainda mais a nossa diversidade de ações, nos permite tornar a informação mais acessível. Assim como as fontes escolhidas: na marca temos uma fonte mais legível e como fonte de apoio, uma família extensa, com mais de 32 estilos que cobrem as necessidades de legibilidade de uma grande variedade de meios digitais", complementa Thays.