Início do conteúdo

18/10/2018

Diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas visita a Fiocruz

Julia Dias


A diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Natalia Kanem, visitou a Fiocruz na segunda-feira (15/10). Na ocasião, Kanem reuniu-se com a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, e com pesquisadores de áreas relacionadas ao tema de populações e desenvolvimento.


A diretora-executiva do Unfpa, Natalia Kanem, e a presidente da Fiocruz, Nìsia Trindade Lima
(Foto: Peter Ilicciev)
 
 

“São tempos difíceis para a o mundo e para a defesa de direitos, mas nós compartilhamos valores com a Fiocruz e um deles é justamente o de parcerias”, declarou a diretora-executiva do Unfpa, que também destacou o papel da inovação como uma prioridade para a estratégia das duas instituições.

“Pensando no Brasil, na América Latina e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Fiocruz tem um papel essencial”, disse Kanem, em referência à Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Ela também citou a Estratégia Jovem 2030, uma iniciativa recém-lançada pelo Unfpa. Temas como violência, juventude e direitos reprodutivos estão entre as áreas de convergência para as duas instituições, que possuem valores muito próximos.

“A Fiocruz foi pioneira ao tratar a violência como questão de saúde pública. O tema está na agenda da instituição desde 1980. Agora estamos também trabalhando com o conceito alargado de emergência para lidar com o problema”, afirmou a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, que destacou a parceria com as comunidades no entorno da Fiocruz, lembrando que as novas formas de ativismo e engajamento são também uma “inovação social”.

Voltar ao topo Voltar