Edição especial da Radis traz cobertura da emergência Yanomami

Publicado em
Informe Ensp
Compartilhar:
X

O povo Yanomami grita por socorro. As invasões provocadas pela mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), a maior do país, somada à negligência governamental dos últimos anos, levaram a um cenário de grave crise humanitária, com explosão de casos de malária e mortes de crianças por desnutrição. Em janeiro, o Ministério da Saúde decretou Emergência Sanitária de Importância Nacional (Espin) no Território Yanomami - o que significa, na prática, a convocação de esforços de diferentes instituições para solucionar os graves problemas que afetam a vida de 31 mil Yanomami que vivem na Terra Indígena. 

Radis esteve em Roraima e acompanhou de perto os esforços do Sistema Único de Saúde (SUS) para salvar as vidas Yanomami. Ouviu profissionais de saúde, muitos deles indígenas, sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano. Conversou com lideranças e indígenas sobre a maneira como resistem e reaprendem estratégias de sobrevivência. Garantir o protagonismo indígena é uma das propostas dessa cobertura especial da Emergência Yanomami.  

Na edição, você confere também: O trabalho do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COE) para lidar com a crise; O cotidiano da Casa de Saúde Indígena (Casai) visto de dentro; A complexa operação de resgate de pacientes em território Yanomami de avião; O registro da Assembleia Indígena de Roraima que reivindica retirada completa do garimpo da TIY; Uma entrevista com Davi Kopenawa e seu filho, Dario, sobre as lutas do Povo Yanomami e seu significado para o futuro do Planeta. 

Embarque nesta edição com Radis: leia as reportagens completas no site e na edição 247