Início do conteúdo

18/10/2024

Editora Fiocruz está entre os finalistas do 10º Prêmio ABEU

Editora Fiocruz


Foi anunciada nesta sexta-feira (18/10) a lista de finalistas do 10º Prêmio ABEU e a Editora Fiocruz está entre eles. O livro Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral, organizado por Maria Dalva Barbosa Méio e Denise Streit Morsch, figura entre os três selecionados na categoria Ciências da Vida. Assista programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, com entrevista às organizadoras.

 

O volume, fruto do trabalho do Ambulatório de Seguimento do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), abrange, de forma interdisciplinar, diferentes áreas clínicas e do desenvolvimento infantil, para dar conta da complexidade dos cuidados necessários voltados às crianças nascidas pré-termo. As organizadoras, a pediatra e neunatologista Maria Dalva Barbosa Baker Méio e a psicóloga clínica Denise Streit Morsch, oferecem aos leitores conteúdos e reflexões importantes sobre os nascidos antes de 37 semanas de gestação. Convidaram para escrever os 17 capítulos que compõem a obra, reconhecidos especialistas na área de neonatologia e desenvolvimento infantil, para abordar os desafios advindos com o nascimento prematuro e as formas de conduzi-los. A coletânea faz parte da Coleção Criança e Saúde.

Leia mais sobre o livro Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral.

Veja outros livros da Coleção Criança e Saúde.

Prêmio ABEU

O Prêmio ABEU destaca os melhores da edição universitária e acadêmica anual em nove categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Confira os títulos que estão concorrendo no site do prêmio.

Organizadoras

Maria Dalva Barbosa Baker Méio é médica pediatra e neonatologista, doutora em ciências; professora do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher do Instituto da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Denise Streit Morsch (organizadora) é psicóloga clínica, doutora em ciências; consultora nacional da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru na Coordenação Geral de Saúde da Criança e do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Voltar ao topo Voltar