Início do conteúdo

10/08/2016

Fiocruz Amazonas recebe seminário sobre Programa Mais Médicos

Fiocruz Amazonas


Com o intuito de propor um intenso debate entre pesquisadores, gestores e trabalhadores interessados em conhecer o desenvolvimento e a atuação do Programa Mais Médicos no Brasil e no Amazonas, a Rede-Observatório do Programa realizou, entre os dias 8 e 9/8, o Seminário Nacional 3 anos do Programa Mais Médicos: avaliação de resultados, que ocorreu na sede do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas), em Manaus.

De acordo com o diretor do ILMD/Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz, evento foi uma oportunidade de colocar em pauta temas essenciais no cotidiano da sociedade (Foto: Eduardo Gomes/ ILMD/Fiocruz Amazonas)

 

Na ocasião, um termo de cooperação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a Rede de Observatório do Programa Mais Médicos foi assinado para troca de experiências sobre o atendimento. A assinatura foi feita simbolicamente no primeiro dia de programação pela subsecretária Municipal de Saúde, Lubelia de Sá Freire, que estava representando o secretário Homero de Miranda Leão Neto e o coordenador geral do Projeto Institucional, Alcindo Ferla, durante o seminário.

No termo, a Secretaria Municipal de Saúde firma parceria para participar da rede científica e cooperativa para análise da implantação do Programa Mais Médico em Manaus. O objetivo do protocolo de cooperação é promover o interesse nas atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas pela secretaria, e desenvolver ampla e eficaz colaboração científica acadêmica em temas de interesse comum.

“O Programa Mais Médicos em Manaus foi lançado em 2013 com o objetivo de suprir a necessidade de médicos nas periferias. Temos 228 equipes de Estratégia Saúde da Família. Dessas, 95 são formadas com profissionais do Mais Médico, ou seja, 40% dos profissionais. Em 2012, eram 147 equipes e o Mais Médico fortaleceu a expansão do atendimento em Manaus, com aumento da cobertura, principalmente em áreas de vazios assistenciais”, declarou Lubélia.

Entre as atividades que serão desenvolvidas com a assinatura do termo estão a realização de intercâmbio de informações quanto ao desenvolvimento de ensino e pesquisa, além de organização de simpósios. O secretário Homero de Miranda Leão fará a assinatura oficial do termo, e irá designar um membro da Semsa como representante encarregado deste protocolo de cooperação, válido por três anos, para avaliar atividades executadas e lançar ideias para projetos de cooperação futura.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o diretor do ILMD/Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz; o coordenador nacional da Rede Unida e pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia da Fiocruz Amazonas (Lahpsa), Júlio Schweickardt; o coordenador nacional da Rede Observatório do Programa Mais Médicos, Alcindo Ferla; a subsecretária Municipal de Saúde, Lubelia de Sá Freire, que estava representando o secretário Homero de Miranda Leão, e o secretário adjunto da Capital, Wagner William de Souza, representando o secretário estadual de Saúde.

Para o diretor do ILMD/Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz, o seminário é uma oportunidade de colocar em pauta temas essenciais no cotidiano da sociedade. “Cada dia que passa atualmente a gente se atenta com os noticiários sobre o que vem acontecendo contra o SUS. A gente tinha tudo para estar aqui, de braços cruzados, vendo tudo isso acontecer, mas nós estamos aqui reunidos, se esforçando para debater o assunto e colocar em pauta esses temas cada vez mais essenciais na nossa pauta do dia-a-dia”, disse.

Segundo o coordenador nacional da Rede-Observatório, Alcindo Ferla, os seminários estão acontecendo no Brasil inteiro. “Desde o ano passado nós temos envolvido um conjunto grande de pesquisadores de universidades no Brasil inteiro, numa rede científica que tem se ocupado do acompanhamento e da análise de políticas. Os seminários estão acontecendo em todos Brasil e a ideia inicial é de que nós possamos colaborar com os formuladores, municípios, estados, com a própria gestão federal, para perceber o impacto, a relevância, as fragilidades e as potencialidades que o programa apresentou até agora”, explicou.

Lançamento

Três livros foram lançados durante o seminário em Manaus
 

O evento contou ainda com o lançamento dos livros A Colônia, Além Mar e O Médico e a Rezadeira, com textos de Antônio Lino e fotos de Araquém Alcântara. Por meio de suas experiências e vivências, em parceria com o Programa Mais Médicos, o autor traz ao leitor, suas relações, suas histórias e os lugares onde se produzem diálogos, afetos e cuidado em saúde.

Voltar ao topo Voltar