Fiocruz apoia Hospital Federal de Bonsucesso durante incêndio

Publicado em
INI/Fiocruz, com informações do Hospital Federal de Bonsucesso
Compartilhar:
X

A direção do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) se mobilizou imediatamente ao tomar conhecimento do incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) na manhã desta terça-feira (27/10). "Foi muito gratificante ver como a equipe se empenhou para receber os pacientes, prestar pronto socorro. Todos empenhados em salvar vidas, minorar o sofrimento também das familias, com notícias sobre os pacientes. Uma emoção e um orgulho dar pronta resposta a essa catástrofe", afirmou Valdiléa Veloso, diretora da unidade da Fiocruz.

Valdiléa informou que desde o primeiro instante foram cedidos 16 leitos (sendo 12 de UTI) para o Sistema de Regulação, mas uma articulação rápida permitiu que o número aumentasse para 30. Até o momento 20 pacientes foram internados. Paralelamente, o INI/Fiocruz enviou um caminhão com insumos ao HFB, além de disponibilizar respiradores de transporte e ambulâncias como apoio para as transferências. 

HFB: o maior hospital da rede pública do estado do Rio de Janeiro

Vinculado ao Ministério da Saúde, o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) é um complexo hospitalar com mais de 42.242m2 de área construída e localização estratégica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Hospital está situado na principal via de trânsito do Estado do Rio de Janeiro, a Av. Brasil, ligando a cidade do Rio com demais cidades do Estado, principalmente a Baixada Fluminense, o que faz do Hospital Federal de Bonsucesso uma referência em serviços de média e alta complexidade a toda a população do Estado. O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentosHospital Federal de Bonsucesso mensais, com cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1.300 internações, 1.200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem.