01/11/2024
Entre os dias 28 e 30 de novembro, acontecerá a III edição da Jornada Científica Favelades Universitáries com o tema Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Cooperação Social, Educação Popular e Construção Compartilhada de Conhecimentos nas Favelas e Periferias. O evento ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro em três locais do Estado do Rio de Janeiro - Baixada Fluminense, Realengo e no campus Manguinhos da Fiocruz. As inscrições estão abertas até 27 de novembro.
Entre os debatedores do evento estará presente a pesquisadora sobre condição juvenil, Helena Abramo, cientista social, mestra em Sociologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e com atuação em instituições públicas na formulação, gestão e avaliação de políticas públicas para jovens. A programação é gratuita e aberta ao público e contará com simpósios temáticos, mesas redondas, conferências e atividades culturais.
O evento tem o objetivo de fortalecer o intercâmbio de conhecimento entre as comunidades, favelas e periferias do Rio de Janeiro e busca promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos conduzidos por moradores, ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais. A Jornada é uma realização do Fórum Favela Universidade, em parceria com Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Maré e RedeCCAP/ Casa Viva.
Territórios saudáveis
O tema Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Cooperação Social, Educação Popular e Construção Compartilhada de Conhecimentos nas Favelas e Periferias agrega diferentes linhas conceituais e tradições epistemológicas, como a promoção de saúde, os debates sobre cidades saudáveis, além do conceito de território de Milton Santos e dos estudos sobre Desenvolvimento Local e Territorial, com foco na equidade e participação social.
O trabalho em cooperação social e educação popular, ancorado na construção compartilhada de conhecimento, busca valorizar o diálogo entre as diversas produções de conhecimento e os movimentos sociais de base, enfrentando apagamentos, epistemicídios, e o negligenciamento em saúde.
Os princípios que guiam a Jornada incluem valores democráticos, o reconhecimento dos saberes populares, a ciência cidadã, a defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, e a valorização dos moradores das favelas como produtores de conhecimento. Além disso, o evento adota uma postura anti-racista, anti-sexista, anti-LGBTQIAP+fóbica e ambientalmente responsável.
Serviço
III Jornada Científica Favelades Universitáries
Data: 28, 29 e 30 de novembro de 2024
Local: Baixada Fluminense, Realengo e no campus Manguinhos da Fiocruz
Evento gratuito