A Fiocruz Brasília promoveu em 15 de dezembro o lançamento do livro Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na Covid-19. O evento, que pode ser assistido aqui, contou com uma roda de conversa com os organizadores da obra, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), Carlos Machado de Freita; e a psicóloga e pesquisadora da Fiocruz Brasília, Débora Noal. O livro foi elaborado por mais de 140 pesquisadores do Grupo de Trabalho voluntário e colaborativo em Saúde Mental e Atenção Psicossocial no contexto da Covid-19. A obra está disponível no site da Fiocruz Brasília e pode ser baixada gratuitamente aqui. A coletânea reúne as 20 cartilhas da série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19.
“Esse lançamento é um momento de integração com uma grande rede de pesquisadores que foi formada ao longo desses meses de crise sociossanitária e de necessidade de construção de estratégias coletivas para a promoção da saúde e o enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Fabiana Dámasio. A diretora destacou a importância do trabalho desenvolvido por essa rede de pesquisadores, que culminou na síntese do livro, além de reforçar o papel da Fiocruz na mobilização de atores e instituições focados em responder às demandas de crises sanitárias, como as apresentadas pela Covid-19. “A nossa preocupação foi olhar para a realidade e nos conectarmos com ela, buscando respostas rápidas diante das demandas dessa emergência que vivemos hoje”, afirmou.
Débora Noal enfatizou que a publicação é fruto de um trabalho que começou no “dia 1” da pandemia: logo após o anúncio da OMS, os pesquisadores começaram a alinhar os esforços que resultaram, primeiro, nas cartilhas e, agora, no livro. Ela acrescentou que, esse trabalho produz sentidos para quem está na academia, ou atuando na gestão, ou na assistência. “Somos uma rede que se transformou em corrente, com uma grande capilaridade de gente que cuida de gente”, pontuou.
Para Carlos Machado de Freitas, esse trabalho não seria possível sem a colaboração e a cooperação desse coletivo de pessoas, que se colocaram disponíveis para o trabalho voluntário no projeto. De acordo com o coordenador do Cepedes/Fiocruz, em um mundo que muda diariamente, é fundamental o registro dos aprendizados para encarar novos desafios. “Hoje lançamos, na forma de um único livro, vários registros que nos ajudarão a construir outras respostas no futuro”, disse. articiparam também pesquisadores do Cepedes/Fiocruz e colaboradores da coletânea: o psicólogo, professor universitário e voluntário da Cruz Vermelha Brasileira (MG), Bernardo Dolabella; a psicóloga, psicanalista e pesquisadora do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP, Ilana Katz; e a cientista social e pesquisadora Juliana Kabad.