Fiocruz debate os desafios para educação inclusiva

Publicado em
Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência
Compartilhar:
X

Como garantir práticas mais inclusivas e acessíveis nos espaços educacionais da Fiocruz? Que ações têm sido implementadas pelo fortalecimento da educação inclusiva? Quais desafios e expectativas estudantes com deficiência e suas famílias têm para o acesso ao direito à educação? Instigado por estas questões e com o objetivo de aprimorar as ações institucionais, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência realiza o seu terceiro encontro, no dia 24 de setembro de 2019, das 9h às 13h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

O evento contará com uma mesa-redonda com o tema Diálogos sobre experiências em educação na perspectiva da inclusão e os seguintes debatedores e debatedoras: Ivã Habib Ferreira, graduando em Pedagogia e estagiário do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Ensp/Fiocruz; Mariana Seabra, terapeuta ocupacional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFF; Lais Silveira da Costa, sanitarista, professora da Ensp/Fiocruz e cofundadora do AcolheDown; e Mônica Pereira dos Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE). 

Na ocasião, o Comitê também comemorará o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e lançará a Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz, após ter recebido contribuições a partir de consulta pública. 

O 3º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência contará com medidas de acessibilidade, entre as quais a presença de intérpretes da Língua brasileira de sinais (Libras). Para participar, é necessário se inscrever aqui. Acompanhe mais informações no Portal Fiocruz e, em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail.  

Lançado em maio de 2017, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência foi criado para fortalecer ações em prol da equidade, atuando pela construção de uma política institucional para defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva.