A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem reiterar a posição institucional de que as vacinas contra Covid-19 aprovadas pelas autoridades sanitárias no Brasil são efetivas na redução dos casos graves e das mortes pela doença.
A vacinação contra Covid-19 salvou milhões de vidas e foi fundamental para a contenção da doença e decretação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em maio de 2023.
Existem extensas e inquestionáveis evidências científicas a esse respeito, com base em centenas de estudos de alta qualidade metodológica, cujos resultados foram publicados em revistas científicas por pesquisadores renomados da Fiocruz, de outras instituições do Brasil e de vários outros países. Sendo assim, a Fiocruz reforça a recomendação de que a população se vacine contra a Covid-19 e contra as outras doenças imunopreveníveis, conforme recomendações constantes no calendário vacinal do Ministério da Saúde do Brasil, que segue as melhores evidências científicas.