Início do conteúdo

29/11/2017

Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia

Brasil Saúde Amanhã / Fiocruz


"Fiocruz é SUS, é Ciência e Tecnologia e é soberania", afirma o pesquisador Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz. Neste vídeo, ele explica como o 8º Congresso Interno da Fiocruz discutirá o futuro da Fundação, do SUS e do Brasil à luz do contexto nacional e internacional. O Congresso é um evento fechado realizado pelos trabalhadores da Fundação, com participação de representantes da sociedade civil, e irá ocorrer de 11, 12, 13 e 14 de dezembro. 

 

"Pensar a Fiocruz do futuro significa pensar a resistência que precisamos fazer às destruições de políticas que estão sendo colocadas agora numa lógica de quebra do estado democrático de direito", afirma o chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel. Neste vídeo, ele convoca todos a participarem dos debates do 8º Congresso Interno da Fiocruz e a se subsidiarem de informações no portal Saúde Amanhã.

 

"A democracia, como eu a entendo, tem que ser uma democracia integral. Não faz sentido criar apenas uma democracia política e aumentar as desigualdades sociais", afirma o embaixador Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores. Ele participou do seminário preparatório ao 8º Congresso Interno da Fiocruz e discutiu o papel do Estado na garantia do direito à Saúde.

 

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, participou do terceiro seminário preparatório do 8º Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dia 18/10, que discutiu os desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação para um projeto de desenvolvimento e soberania nacional.

 

Rômulo Paes, diretor do Centro Mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), participou do segundo seminário preparatório do 8º Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dia 27/9, que discutiu os efeitos da recessão econômica (e seus remédios) sobre a Saúde e o futuro do SUS.

Voltar ao topo Voltar