Início do conteúdo

20/06/2018

Fiocruz e Pasteur renovam parceria de cooperação científica

Júlia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


A Fiocruz renovou (11/6) sua parceria com o Instituto Pasteur. O acordo de cooperação foi assinado na sede do Instituto, em Paris, entre a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o diretor do Pasteur, Stewart Cole. A assinatura do acordo atualiza a parceria centenária de cooperação científica entre as duas tradicionais instituições, que e se renova mais uma vez sob a gestão dos dois novos dirigentes. Cole assumiu a direção do Pasteur em janeiro deste ano e Nísia Trindade Lima está à frente da Fiocruz desde o início de 2017. A Fiocruz também participa, desde 2009, da Rede Internacional de Institutos Pasteur (RIIP).

Assinatura do acordo atualiza a parceria centenária de cooperação científica entre as duas tradicionais instituições (foto: Instituto Pasteur)

 

Entre as novidades desse acordo estão a inclusão de termos em que as instituições se comprometem a seguir legislações e acordos internacionais relacionados à pesquisa biomédica utilizando pacientes humanos, incluindo legislações e acordos sobre pesquisas clínicas, uso de dados e a nova Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Modelos de termos para transferência de materiais e acolhimento de pessoal também foram incluídos nesta nova versão do acordo.

Além do acordo bipartite, a Fiocruz também possui uma parceria tripartite com o Instituto Pasteur e a Universidade do Estado de São Paulo (USP). Estabelecida em 2017, a parceria foi responsável pelo lançamento de um edital de pesquisa conjunto.

Reunião diretores da rede de Institutos Pasteur

Ainda em Paris, Nísia Trindade Lima participou, nos dias 11 e 12 de junho, da reunião prévia dos diretores do diversos Institutos Pasteur no mundo. Na reunião, foram discutidos temas da integração e de governança da rede como treinamento e capacitação de pessoal, colaboração em pesquisa e assuntos relativos à saúde pública e global, assim como programas de raiva e leptospirose. 

Além da presidente da Fiocruz, o Coordenador de estratégias de integração regionais e nacionais, Wilson Savino, esteve presente no encontro para representar a Fundação. A reunião também contou com a presença de representantes de Institutos Pasteur do Uruguai, Guiana, Laos, Camboja, Tunísia, República Centro-Africana, Senegal, Madagascar, China, Itália e França.

Voltar ao topo Voltar