Início do conteúdo

30/11/2018

Fiocruz inaugura exposição sobre direitos humanos

André Bezerra (Icict/Fiocruz)


Horizontes, paisagens, personagens e cenas cotidianas de pessoas em busca de dignidade e saúde são algumas das imagens presentes na Mostra Fotográfica 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aberta ao público entre os dias 28/11 e 13/12, no saguão da Biblioteca de Manguinhos. Concebida para celebrar o aniversário da Declaração Universal, a exposição finaliza um ciclo de quase um ano de diálogos, seminários e ações voltadas à reflexão sobre os direitos humanos, envolvendo diversas áreas de atuação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Participam da mostra 15 fotógrafos, selecionados por meio de chamada aberta a toda a comunidade Fiocruz. Foram recebidas mais de 100 imagens, sendo 20 selecionadas por uma comissão julgadora, composta por profissionais de fotografia, comunicação e saúde. Fizeram parte da comissão Felipe Rangel S. Machado, Jofre Silva, Kita Pedroza, Leonidio Santos e Raquel Portugal.

As fotos estão exibidas em painéis eletrônicos, acompanhadas de uma seção de depoimentos em vídeo, produzidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Essa parte da exposição traz entrevistas com cientistas, comunicadores e autoridades internacionais, como o sociológo português Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, e a Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), Michele Bachelet.

Também fazem parte da exposição instalações cenográficas que convidam os visitantes a aprofundarem seu olhar sobre o tema dos direitos humanos. A cenografia contou com a participação da Fiocruz Brasília e da TV Pinel, com uma parte de seu acervo.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Promulgada pela ONU em 10 dezembro de 1948, a carta inclui artigos que traduzem ideais e valores em defesa da vida humana, destacando a liberdade, a autonomia, a justiça e a dignidade de todas as pessoas, sendo adotada por todos os países membros. Conforme o documento, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

A abertura do evento teve seminário do Centro de Estudos do Icict, com o conferencia de Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e presidente da rede TVT e da Rádio Brasil Atual. O Icict preparou um site especial com toda a cobertura dos eventos, programa completo da mostra e matérias especiais sobre os direitos humanos e temas relacionados. Acesse aqui.

Leia mais no site do Icict/Fiocruz
 

Voltar ao topo Voltar