Em solidariedade à população de Manguinhos, bairro da cidade do Rio de Janeiro atingido pela enchente da última quinta-feira (15/2), a Fiocruz dá início a uma campanha de arrecadação de doações de alimentos não perecíveis; utensílios domésticos; fraldas infantis e geriátricas; roupas de cama; toalhas de banho; itens de higiene pessoal; produtos de limpeza; colchões e colchonetes. Segundo moradores da localidade, o nível de água foi o mais alto nos últimos cinco anos.
Também são necessárias as doações de móveis e eletrodomésticos. Algumas famílias vêm sofrendo com dificuldades para obter e armazenar alimentos, medicamentos, e fazer refeições pela falta desses bens. Para doação desses itens, a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz pede que agendem a colaboração pelo número 3882-9091 (tratar com Gladys Lopes ou Ana Paula Santos). Ao longo da campanha, novos informes serão publicados.
Há caixas de coleta disponíveis no térreo dos prédios dos campi da Fundação no Flamengo, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e em Manguinhos: no Prédio da Expansão, da Asfoc-SN, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), na Creche Fiocruz, no Castelo Mourisco, no prédio Quinino e nos pavilhões 26, Arthur Neiva, Herman Lent, Hanseníase e Carlos Chagas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
A campanha conta com parceria do Departamento de Gestão Ambiental da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) e é uma iniciativa da Cooperação Social da Fundação, do setor de Eventos da Presidência da Fiocruz e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), juntamente à Asfoc-SN e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-RJ),
Assista ao vídeo produzido pela Ensp/Fiocruz sobre a mobilização em Manguinhos: