Início do conteúdo

24/09/2024

Fiocruz lança programa de entrevistas sobre Sul Global no YouTube

Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)


A Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz) lança, nesta terça-feira (24/9), o primeiro programa produzido especificamente para seu canal no YouTube: Sul Global em Foco. O objetivo é trazer discussões sobre saúde pública, ciência e inovação, por meio de entrevistas com especialistas das áreas, para o contexto dos países do bloco.

 

A primeira leva de entrevistas tem como tema preparação para pandemias, uma das grandes questões de saúde atuais. São 19 conversas com nomes como Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Jean Kaseya, diretor-geral do Centro de Controle de Doenças da África (CDC Africa); Rebecca Grais, diretora-Executiva da Rede Pasteur; e Mike Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A primeira leva de entrevistas tem como tema preparação para pandemias, uma das grandes questões de saúde atuais (foto: Divulgação)

 

“A pandemia de Covid-19 evidenciou de maneira muito aguda o processo de invisibilização dos países do Sul Global, que foram os mais impactados e com grande dificuldade de acesso a insumos, serviços e produtos de saúde. Com o programa que lançamos hoje queremos contribuir para um debate sobre os atuais desafios no campo da saúde e das futuras emergências sanitárias a partir da perspectiva do Sul Global”, explica a coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz, Pamela Lang.

As entrevistas deste primeiro tema do programa foram gravadas durante a Cúpula Global de Preparação para Pandemias, evento organizado pelo Ministério da Saúde, Fiocruz e Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi). Durante os dois dias da Cúpula, que aconteceu no Rio de Janeiro, em julho deste ano, profissionais da CCS/Fiocruz produziram as entrevistas em um miniestúdio, montado na área comum do evento. Sul Global em Foco: preparação para pandemias está disponível no canal do YouTube da Fiocruz. Todas as terças-feiras novas entrevistas serão disponibilizadas.

Voltar ao topo Voltar