No âmbito de fortalecer sua política de internacionalização e ampliar a formação de redes internacionais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de lançar um site voltado para seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Através da nova plataforma, estudantes, professores e interessados poderão ter acesso a todos os editais, redes temáticas e conteúdos ligados ao PrInt Fiocruz.
Desde a sua concepção, o PrInt foi um processo colaborativo, que envolveu o trabalho conjunto de diversas unidades da Fundação e parcerias com instituições internacionais (imagem: Divulgação)
O programa fomenta os planos estratégicos de internacionalização da Fiocruz, visando: formar redes de pesquisa internacionais, fortalecer cooperações, promover a mobilidade e aprimorar a qualidade da produção acadêmica da pós-graduação. O PrInt está sob a responsabilidade de Cristina Guilam, coordenadora geral de Educação da Fiocruz (CGEd/Fiocruz), no âmbito da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz).
Construção coletiva
O projeto foi criado em 2018, para concorrer ao edital nº41/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e foi aprovado com os programas da Fiocruz que apresentaram notas 5, 6 e 7 na avaliação da agência.
Desde a sua concepção, o PrInt foi um processo colaborativo, que envolveu o trabalho conjunto de diversas unidades da Fundação e parcerias com instituições internacionais. Neste sentido, foi criado um grupo de trabalho, que definiu a estrutura, os objetivos e os coordenadores das redes internacionais. Também foram realizadas oficinas com coordenadores de programas e representantes de ensino. Hoje, o PrInt funciona ativamente e já concedeu bolsas de doutorado sanduíche a estudantes da Fiocruz.