17/08/2024
David Barbosa e Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)
A edição de 2024 do Fiocruz pra Você, no campus de Manguinhos, levou um grande número de pessoas à Fundação neste sábado (17/8), das 8h às 17h. Pais e responsáveis que trouxeram suas crianças para serem vacinadas se divertiram juntos, com shows de música, dança e teatro, viram uma apresentação do Ballet de Manguinhos, participaram de oficinas de desenho e pintura, curtiram atividades lúdicas, receberam orientações sobre prevenção de doenças e promoção da saúde e conheceram o trabalho desenvolvido na Fiocruz. Também houve programação nas unidades da Fundação no Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal (veja galeria de fotos ao lado).
O evento ofereceu vacinas de poliomielite (VIP e VOP), Covid XBB e influenza (gripe) para crianças (Foto: Daniela Rangel)
O presidente da instituição, Mario Moreira, abriu o evento no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e depois se dirigiu para o campus de Manguinhos. "O Fiocruz pra Você, que em 2024 está completando 30 anos, é uma festa de celebração da saúde e da ciência, com o forte componente da vacinação. Do Sul ao Norte do país, nos estados onde a Fundação tem representação, estamos recebendo as comunidades, toda a população trazendo as famílias para serem vacinadas. Graças ao excelente trabalho que a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade LIma, vem fazendo, o Brasil acaba de retomar uma curva de crescimento nas taxas de vacinação depois de tempos terríveis, voltando a ser referência internacional para a vacinação, e a Fiocruz está hoje com as portas abertas para contribuir nesse processo".
Presidente da Fiocruz, Mario Moreira se vacinou contra a gripe durante o evento (foto: Daniela Rangel)
O Fiocruz pra Você, mais uma vez, fez da Fundação um dos postos com o maior índice de vacinação de todo o país. Por mais um ano, o evento ocorreu em diversos campi da Fundação, espalhados por todas as regiões do país, e que também receberam a festa. Aproveitar um único dia para fazer um processo massivo de vacinação é benéfico porque reduz todo o esforço e custo com relação à operação e facilita para a população. A ideia de criar a logística do Dia D foi fundamental para outras ocasiões anteriores no país, como no caso da meningite, na década de 1970, e se instituiu como uma grande inovação brasileira, que é copiada e avaliada como central pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O evento ofereceu vacinas de poliomielite (VIP e VOP), Covid XBB e influenza (gripe) para crianças de até 5 anos 11 meses e 29 dias; vacina da dengue para adolescentes de 10 a 14 anos; e vacina de Covid XBB e influenza (gripe) para adultos. Às 8h, abrindo as muitas atividades que foram realizadas ao longo do dia, em quiosques instalados em diversas áreas do campus, servidores de diversas unidades começaram a prestar serviços de orientação e promoção da saúde.
Mais uma vez, o Zé Gotinha fez a festa da criançada e promoveu a importância da vacinação (Foto: Peter Ilicciev)
O Fiocruz pra Você contou com variados estandes, que apresentaram a multiplicidade de atividades da Fundação, da pesquisa avançada ao envolvimento direto com a sociedade civil e com a vida do cidadão. Muitas foram as atrações oferecidas e que fizeram sucesso entre o público. Entre elas, instrução de higiene oral, dança sênior, distribuição de preservativos e materiais educativos sobre educação popular em Saúde e IST no Centro Saúde Escola Germano Sinval Faria (Ensp/Fiocruz). Também fez sucesso a oficina de cartazes, que apresentou artes de campanhas de vacinação de anos anteriores, promovida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Houve estande do Serviço de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, do Serviço de Farmácia, de vigilância e educação em Saúde, a cargo do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). E o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) prestou orientações sobre amamentação e medicação, doação de leite humano, benefícios do aleitamento materno e esclareceu a mulher trabalhadora que amamenta.
Unidades da Fiocruz divulgaram informações sobre saúde e apresentaram o trabalho da instituição (Foto: Peter Ilicciev)
A edição de 2024 ainda incluiu a celebração dos 35 anos da Creche Fiocruz. Inaugurado em 1989 no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, o espaço atende mais de 180 crianças de até cinco anos de idade, filhas de servidores da instituição. A comemoração incluiu brincadeiras, distribuição de lanches, painéis sobre a história da creche e uma exposição de trabalhos artísticos realizados pelos alunos.
A discussão sobre diversidade esteve presente em diversos estandes, com apresentações de materiais sobre acessibilidade, aplicação de tranças e a exposição DiverSaúde, que contou a história de pessoas negras de referência para a área da saúde. Também foram promovidas ações de educação ambiental, como oficinas de compostagem e explicações sobre coleta seletiva.
Crianças aprenderam sobre o corpo humano e sobre como agem as doenças (Foto: Peter Ilicciev)Houve atividades interativas promovidas pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e oficina de capoeira e de instrumento, contação de história, oficina de tranças da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz). O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) ofereceu a visualização de espécimes, por meio de microscópio e estereoscópio, além de apresentar equipamentos de captura e armadilhas utilizadas em trabalhos de campo e os supercomputadores usados pela Plataforma de Bioinformática. A Fiocruz Mata Atlântica (FMA) também levou a temática da biodiversidade da região para o evento em Manguinhos.
No Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o célebre Zé Gotinha fez a defesa da importância da vacinação, com muita alegria e distribuição de desenhos para colorir e máscaras. No Estado do Rio de Janeiro também ocorreram atividades em Farmanguinhos/Fiocruz e no Fórum Itaboraí, em Petrópolis.