01/11/2024
Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)
Na próxima terça-feira (5/11), das 9h30 às 16h, a Fiocruz realiza o seminário final do projeto Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins. A atividade será na sala 410 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Durante o seminário, serão apresentados os resultados gerais da carência em saneamento do território analisado no Complexo do Lins. O evento é gratuito e aberto ao público. As pessoas interessadas em participar deverão realizar inscrição através do formulário disponibilizado pela equipe do projeto.
Também serão apresentadas as etapas de instalação das tecnologias sociais em saneamento e o processo de formação das oficinas que foram realizadas com a população local. Além disso, os convidados participarão do debate sobre os impactos na saúde da população, dados quantitativos e qualitativos alcançados pelo projeto, melhorias e alternativas para as infraestruturas de saneamento e ações de formação e ciclo de oficinas que serão realizadas futuramente pelo projeto em outros territórios.
Participam da mesa de abertura representações da Ensp/Fiocruz, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/Ensp/Fiocruz), da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e do Centro de Inteligência Comunitária - A Voz do Lins de Vasconcelos. A arquiteta e urbanista, ex-secretária de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro e vereadora, Tainá de Paula também contribuirá com o debate inicial do evento. O professor e ex-deputado Marcelo Freixo participa com seu depoimento através de um vídeo que será exibido para o público.
O evento conta com um momento de integração durante a recepção dos participantes inscritos, com coffee break às 9h30. A mesa de abertura será iniciada às 10h e, às 13h, será realizado um brunch no local para os participantes. O debate continua às 14h com apresentações sobre o projeto. O encerramento está previsto para 16h. Todos os inscritos no formulário terão acesso ao coffee break e ao brunch. A atividade oferece certificado de participação.
O projeto Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins é desenvolvido pela coordenação colegiada do Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Centro de Inteligência Comunitária - A Voz do Lins de Vasconcelos e conta com o apoio da Associação de Moradores da Santa Teresinha e da Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde.