Início do conteúdo

25/03/2022

Fiocruz realiza premiação dos 10+ Colaboradores do Siss-Geo 2021

Rita Braune (Ciss/Fiocruz)


Na próxima terça-feira (29/3), às 15h, a Fiocruz vai realizar a premiação dos 10+ Colaboradores do Siss-Geo 2021. O reconhecimento é concedido, anualmente, e certifica a participação da sociedade no monitoramento de animais silvestres e de profissionais de saúde e outros órgãos na vigilância de zoonoses, além de mulheres e de todos que registram animais em Unidades de Conservação no Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo), desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre. A premiação terá transmissão aberta ao público pelo canal da Vídeo Saúde Distribuidora no YouTube e contará com a participação dos 50 premiados em todas as categorias e de autoridades de diversos órgãos parceiros.

Os 10+ colaboradores Siss-Geo são selecionados por critérios pré-estabelecidos que elencam o número de registros enviados ao sistema, distribuídos em cinco categorias: Colaboradores Voluntários; Mulheres colaboradoras; Profissionais de Saúde, Ambiente e outros órgãos; Unidades/Equipes de Saúde, Ambiente e outros órgãos; e Registros totais realizados em Unidades de Conservação.

A categoria especial de Embaixador do Siss-Geo premia o colaborador que acumula ao longo dos anos mais de mil registros no sistema. Neste ano, Pheterson Godinho vai receber o prêmio. Ele é guia de montanha e trabalha no acompanhamento de grupos de pesquisa e na implantação de trilhas em diversas Unidades de Conservação, somando 1.564 registros no sistema. Pheterson se encantou pela Biologia quando começou a trabalhar no Parque Nacional Serra dos Órgãos acompanhando pesquisadores, professores e alunos. "Hoje, o aplicativo SIiss-Geo faz parte de minhas ferramentas de trabalho e utilizo diariamente para registrar animais", comentou.

O Siss-Geo foi concebido e desenvolvido para integrar ativamente a sociedade, em qualquer parte do Brasil, no monitoramento da fauna e na vigilância de zoonoses e, a partir dos dados, gerar alertas automatizados de epizootias para as autoridades de saúde nos três níveis de governo e desenvolver modelos de previsão de ocorrência de zoonoses, apoiando políticas públicas de saúde, como a vigilância e a vacinação humana em áreas prioritárias e ações de conservação de espécies e manejo de Unidades de Conservação.

Confira todos os premiados no site do Centro de Informação em Saúde Silvestre.

Voltar ao topo Voltar